O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou hoje (8) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília, marcando o primeiro mês após os atos. Na ocasião, terroristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional.

Foto: Reprodução da Matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião com reitores das universidades federais do país e dos institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto.

vídeo publicado nas redes sociais do presidente traz imagens das câmeras de segurança da sede do Poder Executivo durante os atos de destruição, dos estragos que ficaram e das primeiras ações de coleta de vestígios para investigação dos responsáveis e limpeza dos espaços.

“No dia 8 de janeiro, a sede dos nossos poderes foi invadida e vandalizada por pessoas que desrespeitam o povo e o Brasil. 1 mês depois, seguimos firmes trabalhando na defesa da democracia, união e reconstrução do país”, escreveu o presidente. “A democracia é o patrimônio mais precioso da população brasileira. E a justiça será firme contra quem tentar tirá-la do povo”, completou.

Um mês após os atos de vandalismo, as investigações ainda estão em andamento. Ontem (7), a Polícia Federal (PF) realizou a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e a depredação dos prédios-sede dos Três Poderes.

Além disso, a Justiça Federal já determinou o bloqueio de R$ 18,5 milhões em bens patrimoniais de pessoas e empresas investigadas, para garantir que os responsáveis tenham como ressarcir parte dos prejuízos decorrentes da destruição de instalações públicas e do patrimônio histórico e artístico exposto nos prédios. A Advocacia-Geral da União pediu a elevação do bloqueio a R$ 20,7 bilhões, após recalculo dos prejuízos na Câmara dos Deputados.

governo federal ainda vai propor medidas para endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito. A iniciativa é uma reação aos atos terroristas e foi apelidado de Pacote da Democracia.

Fonte; Agência Brasil / Edição: Valéria Aguiar

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui