No primeiro dia útil de 2023, o Ibovespa operou em baixa, caindo 3,06% durante a segunda-feira, 2, como reação do mercado financeiro ao discurso de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as primeiras medidas do novo governo. Durante o dia, a queda chegou aos 3,26%. Com isso, o índice encerrou aos 106.376,02 pontos.

A Petrobras foi uma das principais empresas afetadas após a nova gestão retirar a estatal do processo de privatização. As ações da petroleira caíram 6,67%, custando R$ 26,17. O Banco do Brasil também sofreu perdas de 4,23%. No movimento contrário, o dólar ganhou força frente ao real. A moeda norte-americana registrou alta de 1,47%, sendo contada a R$ 5,3642 na venda.

O percentual representa a maior valorização diária desde 25 de novembro, quando houve um crescimento de 1,83%. Além disso, também é a cotação mais alta desde 28 de novembro. A resposta do mercado financeiro vem após a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de revogar decretos assinados na gestão anterior. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Bolsa de valoresAções de empresas estatais sofreram após anúncio de interrupção das privatizações

Entre as medidas revogadas estão processos para a privatização de oito estatais brasileiras, incluindo o Correios e a Petrobras; o decreto que permitia o garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental; que extinguia e estabelecia diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal, entre outros.

Além da Petrobras e dos Correios, outras seis estatais foram retiradas do plano de privatizações, são elas: Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA); Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); e Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em publicação do DOU nesta segunda-feira, 2, Lula também revogou decretos que facilitavam acesso a armas, suspendendo o registro de novos armamentos para Caçadores, Atiradores e Colecinadores (CACs), restringindo a quantidade de aquisições de armas e munições de uso permitido e proibindo a abertura de novos clubes de tiro.

Investidor e especialista em finanças pela FGV, André Dias acredita que a queda da bolsa, de fato, deve-se às declarações do presidente Lula, principalmente no momento em que ele se referiu ao teto de gastos como uma ‘estupidez’. “Lula deixa claro para o mercado que vai acabar gastando mais do que arrecadar.

O mercado acaba enxergando isso como a falência da economia brasileira, caso isso venha a acontecer Mas, Lula ainda ponderou sua fala e declarou que terá um comprometimento com os gastos públicos. De qualquer forma, o mercado enxergou isso de forma muito negativa. Sobre a Petrobras, a queda foi consequência da revogação do processo de privatização.

O mercado reagiu mal porque enxerga que o governo vai se intrometer e muito nas políticas da empresa. As declarações de Lula podem impactar no aumento de juros, porque quando você gasta mais do que arrecada, acaba gerando um problema na economia, aumentando a inflação e o juros subir consequentemente. Isso não foi uma notícia nada boa para a economia brasileira, muito menos para a bolsa hoje”, ponderou.

Uma estreia pouco amigável para os ativos de risco no Brasil. Porém, vale lembrar que o volume negociado foi bastante restrito, dado feriado nos EUA e na Inglaterra. Amanhã teremos uma noção um pouco melhor do quanto o mercado estrangeiro concorda com a precificação de hoje ou não. O Boletim Focus, por sua vez, também não ajudou, continuando a mostrar uma deterioração nas expectativas de inflação para 2023 e 2024 e uma expectativa de Selic 25 bps maior no final de 2023, em relação ao relatório anterior, o que deixa os investidores mais cautelosos. Por fim, a repentina prorrogação da desoneração sobre combustíveis por mais 90 dias pode piorar a percepção sobre o já delicado quadro fiscal do país e deixa mais incerto o que esperar em relação a política de preços e dividendos da Petrobrás – o que tende a promover uma reação negativa dos investidores, sempre aversos à incertezas”, avaliou André Meirelles, Diretor de Alocação e Distribuição na InvestSmart XP.

Fonte: Portal Jovem Pan

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui