Na manhã desta quarta-feira 18 de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Valença do Piauí, com o apoio da prefeitura, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Estado do Piauí, através das representantes da SASC, Ana Cleide Nascimento Coordenadora da Casa Abrigo para mulheres em situação de violência e Robersan Pacheco técnica da Proteção Social Especial, promoveram uma palestra no auditório da SEME.

Participaram da palestra, além de Paula Hortência secretária de Assistência social, os técnicos da  SEMAS, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

A pauta da reunião Palestra, “Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, Coordenar, Monitorar, Avaliar, Supervisionar s Capacitar os municípios do Estado do Piauí, no que se refere à implantação, implementação e fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Nesta palestra foi realizado debate técnico sobre a necessidade do protocolo, fluxo e procedimento de atendimento e acolhimento. “Melhoria na articulação e informação  entre as Unidades de Acolhimento/Estado/Município e as Políticas setoriais”.

Ainda qualificar o estudo de caso/a elaboração do PIA (crianças/adolescentes) e os relatórios circunstanciados (pessoas idosas/mulheres vitimas de violência), bem como a garantia ao acesso dos usuários nos serviços públicos referentes a essas áreas.

A coordenadora Ana Cleide Nascimento disse que, “a SASC traz essas informações sobre a Proteção Social Especial, principalmente na área do acolhimento institucional, a necessidade de construção, elaboração dos protocolos e fluxos, além dessa integração e articulação da rede municipal e rede estadual que é nosso papel, e dá essa informação e um pouco dessa formação também sobre esses procedimentos para as equipes de CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, enfim a rede aqui local para que possam saber como proceder no caso de violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e idoso”, explicou.

Já a Secretária de Assistência Social Paula Hortência, enfatizou que, “a intenção dessa formação é que a gente consiga fortalecer a nossa rede de proteção, é entender não só de cada protocolo que é feito no CREAS, CRAS, como também dos atores que nos ajudam nisso como o Ministério Público, as delegacias e as demais secretarias. Elas trouxeram justamente essa importância de nós trabalharmos essa rede e fortalecê-la”, finalizou.

   

Por: Redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui