A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com os municípios do Território de Desenvolvimento do Vale do Sambito, se prepararam para mais um mutirão da catarata na região com início previsto para o mês de maio com a realização das consultas, que serão feitas no Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí.

A previsão do Governo do Estado é realizar esse ano 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios piauienses.

Segundo o cronograma, as 1.822 consultas preparatórias acontecerão entre os dias 13 e 17 de maio e as 1.458 cirurgias serão realizadas nos dias 5,6,7,8 e 9 de junho no hospital regional. A cidade de Valença será contemplada com 306 cirurgias.

Serão atendidos pacientes já inseridos em sistema de regulação estadual ou municipal para cirurgia ou consulta, população idosa, acima de 60 e os pacientes que já realizaram a primeira cirurgia em outros mutirões, esses terão prioridades para realizar a cirurgia no segundo olho.

As demais pessoas que se enquadram devem procurar as secretarias municipais de saúde de Aroazes, Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande para participarem da triagem.

A catarata é uma lesão que acomete os olhos deixando a visão do paciente opaca. É causada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, onde o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

Foto: Reprodução do Google/Créditos dos autores

Fonte: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui