
Trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste em Valença do Piauí aderiram, nesta quinta-feira (20), à paralisação nacional de 24 horas da categoria. O movimento, que atinge agências em todo o país, ocorre após a rejeição da proposta inicial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na Campanha Nacional Unificada.
Reunidos em frente à agência do Banco do Brasil na cidade, os bancários protestam contra a ausência de ganho real e a tentativa de implantação de um reajuste salarial escalonado por estado. A categoria cobra aumento real de 5%, reajuste nos vales alimentação e refeição, melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), ampliação das contratações e o fim das metas abusivas.
Em entrevista ao portalv1, o delegado sindical do Banco do Brasil em Valença, Wilton Nunes, reforçou o descontentamento com as propostas patronais.
“Estamos dando um basta ao que os bancos estão propondo nas negociações coletivas. Querem retirar direitos e aplicar um aumento escalonado por estado — onde cada região teria um percentual diferente. Hoje reunimos os funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Banco do Nordeste em Valença para parar e defender nossas conquistas”, declarou Wilton Nunes.
Funcionamento dos serviços
Com a adesão dos bancários, o atendimento presencial nas agências afetadas foi suspenso durante todo o dia. A orientação para os clientes é utilizar os canais digitais das instituições, como internet banking, aplicativos para celular e caixas eletrônicos para a realização de operações essenciais.
A paralisação serve como instrumento de pressão para que a Fenaban retome as negociações e apresente uma contraproposta que contemple as reivindicações da categoria em âmbito nacional.
Mín. 20° Máx. 40°