Sexta, 09 de Outubro de 2026
20°C 40°C
Valença do Piauí, PI
Publicidade

Rafael Fonteles confirma ajustes pontuais no secretariado após o 2º turno e reforça aliança com a Alepi

Governador reeleito destacou que transição do novo mandato será coordenada pelo vice-governador eleito Washington Bandeira e ressaltou o papel central do Legislativo na governabilidade.

09/10/2026 às 16h36
Por: Redação
Compartilhe:
Do Autor / Reprodução
Do Autor / Reprodução

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que as mudanças no secretariado estadual para a próxima gestão serão definidas em diálogo direto com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os novos nomes e eventuais remanejamentos serão anunciados oficialmente após o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 25 de outubro. Segundo o chefe do Executivo estadual, as alterações na estrutura administrativa serão pontuais, preservando a espinha dorsal do atual secretariado.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva de imprensa, ao responder sobre os critérios de composição da futura equipe de governo. Rafael enfatizou que, embora a prerrogativa constitucional de nomeação seja exclusivamente do gestor estadual, o alinhamento com a base parlamentar é crucial para manter a estabilidade política.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Como fiz em 2022, seremos muito claros nos critérios dessas escolhas — que obviamente são minhas por delegação do povo, mas respeitando o Poder Legislativo, fundamental para a governabilidade”, declarou o governador.

Força política na Alepi e coalizão governista

A estratégia do Executivo apoia-se no resultado das urnas de 2026, quando a coligação governista garantiu expressiva maioria: 27 das 30 cadeiras na Alepi e 9 das 10 vagas do Piauí na Câmara dos Deputados. O bloco governista reúne legendas como PT, PV, MDB, PSD e Republicanos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O governador ressaltou que a governabilidade do primeiro mandato se deveu, em grande medida, à relação harmônica entre Executivo e Legislativo. Ele também fez questão de reconhecer o empenho dos candidatos da base que não se elegeram, destacando que essas lideranças continuam a representar importantes parcelas do eleitorado e serão consideradas no arranjo político.

Transição de governo e perfil dos ajustes

Apesar de não adiantar pastas ou nomes especulados, Rafael descartou qualquer reforma administrativa profunda ou mudança radical de diretrizes.

“Com relação ao governo estadual, quaisquer mudanças que venham a ocorrer serão pequenas, até porque o time vitorioso é este que já está trabalhando. São ajustes pontuais que começarei a anunciar após o segundo turno”, afirmou.

Além de destacar o papel da Alepi, o gestor enfatizou a manutenção do diálogo harmonioso com os demais Poderes e instituições, incluindo o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.

Apesar da continuidade do mesmo grupo político à frente do Palácio de Karnak, haverá um processo formal de transição interna para o quadriênio seguinte. O governador confirmou que o trabalho de avaliação e planejamento da nova equipe será coordenado pelo vice-governador eleito, Washington Bandeira.

 

Fonte: Cidadeverde.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Valença do Piauí, PI
37°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 40°

35° Sensação
8.42km/h Vento
15% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h27 Nascer do sol
05h40 Pôr do sol
Sáb 40° 23°
Dom 41° 23°
Seg 40° 23°
Ter 39° 23°
Qua 40° 22°
Atualizado às 17h16
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias