
Sob a invocação do clamor "A nós descer, Divina Luz!", a cidade de Valença do Piauí renovou seus laços de fé e devoção ao realizar a tradicional Festa do Império do Divino, por ocasião da Solenidade de Pentecostes. A cada ano, o evento consolida sua relevância, atraindo peregrinos e devotos não apenas do município e do Território do Vale do Sambito, mas de diversas regiões do Piauí e de outros estados da Federação.
A centenária tradição fincou raízes em solo valenciano no final do século XIX, trazida pelo Cônego Acylino. Natural de Oeiras (PI) — a "Terra Berço" da manifestação no estado —, o religioso identificou a necessidade de introduzir as celebrações do Império do Divino e sua corte real (Imperador e Imperatriz) como pilares do trabalho de catequese local. Desde então, a festividade aclimatou-se à identidade de Valença, perpetuada pela Trindade Santa e pelo fervor dos fiéis que vivem e revivem esse momento único.
O ciclo festivo tem início logo após a Páscoa, quando a realeza imperial inicia as atividades de evangelização. O cronograma inclui Celebrações Eucarísticas e a tradicional peregrinação da imagem representativa do Espírito Santo, que visita lares nas zonas urbana e rural.
Essa missão evangelizadora estende-se a outros municípios do Território e à capital, Teresina, onde reside uma expressiva comunidade de valencianos. Cada visita residencial é marcada por profunda emoção, onde o choro incontido de fiéis testemunha a força e o impacto espiritual da tradição na vida das famílias.
Ao longo dos anos, a festa modernizou sua estrutura sem perder a essência:
Grupos Temáticos (2009): Foram criados nove grupos temáticos para conduzir as nove noites de celebração. Para alinhar o número de noites aos símbolos bíblicos, aos Sete Dons do Espírito Santo (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus) somaram-se Dois Frutos: a Fé e a Paz. Cada grupo é identificado por uma cor específica, conferindo um visual marcante e culturalmente rico à identidade visual do evento.
Confraria do Divino (2012): A fundação da Confraria do Divino Espírito Santo de Valença do Piauí tornou-se um marco divisor de águas, impulsionando o crescimento organizacional da festa e ampliando a participação popular.
Na edição deste ano, o Império foi conduzido pelo casal de Imperadores, Leilivam Martins e Andreiany Costa. Sob a experiente orientação espiritual do Padre Antônio Barbosa, a sinergia entre a realeza, os grupos temáticos e a boa vontade dos devotos culminou em um evento memorável.
A atmosfera de Valença remeteu à Jerusalém do ano 33 da Era Cristã, tamanha a diversidade de povos e origens presentes. Entre as comitivas de visitantes, destacou-se um grupo de senhoras católicas vindas de Teresina, liderado e guiado pelas devotas Zélia e Carmem.
A Solenidade de Pentecostes foi coroada com a Missa Solene realizada às 19h do dia 24 de maio de 2026, presidida pelo Padre Antônio Barbosa, reunindo uma multidão em um testemunho vivo de comunhão.
Devido à sua magnitude e representatividade, a Festa do Divino de Valença é protegida por lei, sendo tombada como Patrimônio da Cultura Imaterial tanto em nível municipal quanto estadual. Mais do que um evento de calendário, a festividade funciona como guardiã da fé e da tradição popular piauiense.
O encerramento do ciclo deixa a certeza de que fé e tradição marcham irmanadas, demandando o protagonismo diário de cada cidadão para manter acesa a chama dessa devoção, honrando sempre a Trindade Santa de Deus.
Colaboração de texto: (Historiador Professor Antônio José Mambenga).



































































































Mín. 26° Máx. 41°