Segunda, 05 de Outubro de 2026
21°C 38°C
Valença do Piauí, PI
Publicidade

Exemplo de Cidadania: Aos 102 anos, ex-vereadora Helena Torres faz questão de votar em Valença do Piauí (Vídeo)

Com histórico dedicado à vida pública, a centenária deu show de vitalidade, dispensou acompanhante na urna e completou o processo eleitoral com precisão.

05/10/2026 às 11h50 Atualizada em 05/10/2026 às 12h06
Por: Redação
Compartilhe:
Do Autor / Foto: Arquivo Pessoal
Do Autor / Foto: Arquivo Pessoal

VALENÇA DO PIAUÍ — Em um demonstrativo marcante de civismo e amor à democracia, a aposentada Helena da Silva Torres, de 102 anos, fez questão de comparecer à sua seção eleitoral, localizada no prédio da Gerência Regional de Educação (GRE), no Centro de Valença do Piauí — município situado a cerca de 210 km da capital, Teresina.

Com o auxílio apenas de sua bengala e ostentando uma vitalidade invejável, Dona Helena caminhou de forma independente até a urna eletrônica. Sem necessitar de ajuda no momento da votação, ela retirou a tradicional "colinha" de papel da bolsa e digitou os números dos seus candidatos um a um.

Continua após a publicidade
Anúncio

Tradição e paixão pela política

A ligação de Dona Helena com o cenário político local é profunda e familiar. Ela exerceu o mandato de vereadora em Valença do Piauí por dois períodos consecutivos, entre 1976 e 1988. A vocação vem de berço: seu pai também atuou na política local, e seu irmão dedicou 40 anos à vida parlamentar.

Mesmo desobrigada por lei de votar — já que o voto no Brasil é facultativo para maiores de 70 anos —, a centenária fez questão de cumprir seu papel de cidadã.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Ela tem essa veia política muito forte. Mesmo a gente dizendo que não precisava mais ir, ela insistiu. Acordou cedo, se arrumou, foi à missa e, logo em seguida, quis ir direto para a votação”, relatou a filha, Rosimar Torres.

Preparação e treino em casa

Devido à quantidade de cargos em disputa e à extensão do processo de votação, a família preparou uma colinha especial e fez um breve treino prático com a idosa antes de saírem de casa.

“Fizemos um ensaio com ela, ensinando o passo a passo e reforçando que só deveria apertar a tecla 'Confirma' quando a foto do candidato escolhido aparecesse na tela. Ao finalizar, ela nos garantiu orgulhosa que todos os seus candidatos apareceram certinho”, explicou Rosimar.

Dona Helena foi acompanhada até o local de votação por um de seus netos, que respeitou sua autonomia, observando seus passos à distância e auxiliando-a no retorno para casa após o dever cumprido.

Fonte: Portal Cidadeverde.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Valença do Piauí, PI
30°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 38°

28° Sensação
15.34km/h Vento
20% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h29 Nascer do sol
05h40 Pôr do sol
Ter 38° 23°
Qua 39° 24°
Qui 40° 24°
Sex 40° 22°
Sáb 40° 22°
Atualizado às 19h16
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias