Um ano após a criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), a Secretaria de Segurança Pública decidiu estender as ações do departamento para a região metropolitana de Teresina. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (25) durante entrevista coletiva.

“Conseguimos reduzir, significativamente, a criminalidade e a atuação das facções criminosas na capital, mas esse bom resultado não se estendeu para todo o estado. Nessa nova fase vamos estender a atuação para a região metropolitana de Teresina e aprofundar o trabalho que já vem sendo realizado no interior do Estado”, explicou o delegado-geral Luccy Keiko.

A operação Draco 100, que vem sendo realizada desde o último dia 18 realizou o cumprimento de medidas cautelares em todas as zonas de Teresina. Hoje (25), a operação foi realizada na região da Grande Santa Maria da Codipi.

Fotos: Adriana Magalhães/Cidadeverde.com

No total foram cumpridos 152 medidas cautelares desde o início da Operação Draco 100, sendo 85 de busca e apreensão e 67 de prisão.

“O trabalho iniciado pelo Draco em 2023 foi baseado em um diagnóstico realizado por um grupo na sede da Acadepol. Depois do diagnóstico partimos para o planejamento.  Esse ano voltamos a sala de aula para realizar um novo diagnóstico e o cenário é totalmente diferente porque atuamos neste último ano para sufocar a atuação das facções criminosas no nosso estado”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Atualmente a equipe do Draco é formada por seis delegados e mais de 20 investigadores.

“A equipe do Draco realiza o estudo e o planejamento, mas a execução é  realizada em conjunto com toda a força de segurança do estado, que inclui a Polícia Militar e a Polícia Penal. Além disso contamos com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público”, finalizou Charles Pessoa.

A região metropolitana de Teresina reúne 16 municípios e que congrega mais de 1,2 milhão de habitantes.

A grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D’Arco do Piauí, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, no estado do Maranhão.

Fonte: Cidadeverde.com / Por: Adriana Magalhães 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui