Foi realizado na sétima Diretoria Regional de Saúde (7ª – DRS) em Valença do Piauí, nos dias (29 e 30) de agosto, um treinamento sobre os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do aedes aegypti.

Os profissionais da saúde de Lagoa do Sítio participaram do treinamento buscando se atualizar as referências técnicas dos municípios, que compõem a 7ª DRS – Valença do Piauí, e seus respectivos digitadores sobre as funções dos sistemas e os objetivos a serem alcançados por meio das ações do município.

No sistema do (PNCD), os gestores terão controle das visitas domiciliares realizadas pelos agentes, áreas de maior incidência da doença e pontos de focos. Além disso, as metas pactuadas serão desempenhadas no tempo estabelecido e informado no sistema, com isso os profissionais obterão maior êxito no combate às doenças.

O LIRA e a ferramenta que identifica os locais com focos do mosquito nos municípios e passou a ser obrigatório para todas as cidades com mais de 2 mil imóveis. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de enfrentamento, controle e mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti.

O objetivo é fortalecer os trabalhos de prevenção e intensificação das ações em períodos de baixa ocorrência, visando à sensibilização dos profissionais de saúde para um diagnóstico mais preciso.

Lagoa do Sítio se fez presente, com o coordenador municipal dos ACE, Gilvanildo Monteiro, também o diretor da UBAS Raimundo Paiva e o operador de sistemas José Gonçalves.

 

Fonte: Lagoaonline

Fotos Zé Filho

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui