O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), já fez a distribuição de cerca de 500 toneladas de sementes classificadas de milho e de feijão em mais de 150 municípios do Extremo Sul do Estado e região Centro-Norte, como parte da política estadual de fortalecimento da agricultura familiar no Piauí e de assistência aos pequenos produtores em situação de emergência. A expectativa é que nos próximos 10 dias sejam entregues todas as sementes restantes.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, já foram distribuídas cerca de 75% das sementes adquiridas pelo Governo do Estado destinadas a agricultores familiares atingidos pela seca ou que se encontram em situação de emergência. “Estamos distribuindo sementes de milho e feijão desde a metade do mês de janeiro, contemplando os agricultores em situação de vulnerabilidade. Começamos no Extremo Sul do Piauí e chegaremos este mês ao Extremo Norte”, afirma.

Nesta quarta-feira (5), equipe da SDR visita a região de Campo Maior e Piripiri onde faz a distribuição de mais de 60.000 kg de sementes. Só na Grande Teresina já foram entregues 59.600 kg de milho e feijão. Vários municípios do Sul do Estado foram contemplados, entre eles: Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Paulistana, Canto do Buriti, Floriano, Picos, Pio IX e Oeiras.

De acordo com o superintende da Agricultura Familiar da SDR, Carlos Domingos, a lógica de distribuição segue o comportamento do período chuvoso no Estado, que sempre começa mais cedo no Sul do Piauí.

Mais Viver Semiárido

Além da distribuição de sementes, o Governo do Estado desenvolve outras ações de incentivo e assistência aos agricultores familiares prejudicados pela seca. O Programa Mais Viver Semiárido é um deles. Criado para desburocratizar a liberação de recursos aplicados em empreendimentos de pequenos agricultores, o programa tem atualmente 10 projetos aprovados e pretende atingir 89 municípios em todo o Piauí.

Entre os projetos estão a criação de peixes em tanques-rede no município de Dom Inocêncio; o projeto de ovinocaprinocultura com infraestrutura produtiva em São Raimundo Nonato, entre outros. A meta é atingir um total de aproximadamente 75 mil famílias. O Programa conta com R$40 milhões oriundos de financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida – ligado à Organização das Nações Unidas) e Tesouro Estadual.

Compra Direta

Outro programa de apoio ao agricultor familiar do Piauí é o Compra Direta. A modalidade permite a aquisição de alimentos para distribuição ou para formação de estoques. O objetivo do programa é garantir ao pequeno produtor segurança alimentar e nutricional, através da regulação de preços de alimentos e na movimentação de safras e estoques.

No Piauí, quase 180 municípios são contemplados pelo programa, com cerca de 8 mil agricultores sendo atingidos em todo o Estado. Os recursos garantidos para o projeto ultrapassam os R$18 milhões.

Toda produção adquirida é estocada e tem sido utilizada no combate à estiagem e composição de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Governo do Estado já entregou cerca de 500 toneladas de sementes no Sul e Centro-Norte do Estado (Foto:Roselandi Sousa)
Governo do Estado já entregou cerca de 500 toneladas de sementes no Sul e Centro-Norte do Estado (Foto:Roselandi Sousa)
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui