O governador Wellington Dias (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem por videoconferência na próxima quinta-feira (21), às 10h, para discutir o plano nacional de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O chefe do executivo estadual foi convidado a participar do encontro após receber uma ligação do Palácio do Planalto na segunda-feira (18). Além de Wellington Dias, outros governadores devem participar da reunião.

Foto: Arquivo O Dia.

Após confirmar presença, Dias afirmou que no momento existe a necessidade não apenas de diálogo, mas também medidas concretas por parte do Governo Federal.

“Estamos enfrentando um inimigo comum que é o coronavírus. Esse que é inimigo tanto da saúde como da economia e há a necessidade de enfrentarmos juntos, porque já levou a óbito mais 16 mil brasileiros. Eu compreendo que neste instante há necessidade não só de diálogo, mas também medidas concretas, onde possamos unificar com um plano nacional”, disse o governador.

O plano nacional, que será apresentado na reunião, deverá servir de base para os desafios a serem enfrentados na saúde como a testagem em massa da população, garantir leitos suficientes e UTI, permissão de protocolos médicos desde o início do da doença além de estratégias para a retomada das atividades econômicas.

“Por que tão logo tenhamos as condições de uma retomada, garantir as condições de um trabalho conjunto entre a União, Estados, Municípios e inciativa privada para a retomada do crescimento, geração de emprego, enfim, tudo aquilo que é necessário”, disse Wellington.

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem criticado governadores e prefeitos que ele considera terem tomado medidas rigorosas no enfrentamento da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O presidente, inclusive, reitera que suspensão das atividades econômicas pode ser mais maléfica do que os efeitos do vírus no país.

último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou para 2440 casos confirmados da doença e 85 mortes. Até o momento, o número de altas médias foi de 297.

Fonte: `Portal O Dia

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui