Luiz da Silva Nogueira, Filho de Luiz Nogueira e Dursulina da Silva de Nogueira, nasceu em Valença do Piauí, a 09 de julho de 1872, em sua terra natal aprendeu a ler, escrever e a contar. Ainda jovem, transferiu-se para Teresina, capital da Província a fim de continuar seus estudos visando ingressar no curso superior, na tradicional Faculdade de Direito de Recife, moço ainda, com um pouco mais de vinte e dois anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais, em dezembro de 1894.
Regressando ao Piauí, dedicou-se ao jornalismo, sendo redator do jornal (A NOTÍCIA), juntamente com Higino Cunha, Clodoaldo Freitas e outros intelectuais. Em Teresina, exerceu vários e importantes cargos; foi Procurador da República e diretor de instrução Pública do Piauí, Juiz de Direito da Comarca de União, Secretário de Governo e Secretário de Política, por duas vezes.
Ainda na capital do Estado, fez-se destacado educador, dirigindo o Colégio (24 de Janeiro), do qual foi também seu professor, era Secretário de Política, no governo de João Luiz Ferreira, quando foi atingido pela morte.
Faleceu, a 23 de dezembro de 1922.
Autor: Alcides Martins Nunes.