Arlindo Francisco Nogueira, filho de Francisco José Nogueira e de Maria Luiza de Castro e Silva, nasceu em Valença, a 02 de dezembro de 1852, iniciou seus estudos, em sua terra natal; e, em São Luiz do Maranhão fez os preparatórios para ingressar no curso superior.

Bacharelou-se, em 1877, pela Faculdade de Direito do Recife, foi Promotor Público de Valença em 1878 e, no ano seguinte, foi removido para Parnaíba, não aceitando a remoção, mudou-se para o Pará, onde foi Juiz Municipal em Alenquer, Regressando ao Piauí, foi Promotor de Amarante – PI, Juiz Municipal em Valença no ano de (1889), Campo Maior e Picos.

Tornando-se político militante, filiou-se ao Partido Conservador, que tinha como presidente o seu irmão Lisandro Nogueira, foi ainda Procurador Geral do Estado, Chefe de Política, um dos fundadores e presidente da Santa Casa de Misericórdia de Teresina, Deputado Federal e, em seguida, Governador do Estado, no período de 1900 a 1904.

No seu Governo foi iniciado o serviço Público de abastecimento d‘agua na Capital do Estado; e, criado por Leão XIII, o Bispado do Piauí, Reelegeu-se Deputado Federal em 1905, era Presidente da Câmara Municipal de Teresina, quando a morte o atingiu.
Faleceu a 19 de novembro de 1917.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó e Conceição

Fonte: Vultos de Valença Alcides Nunes                                                             História contada por Alcides Martins Nunes.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui