Antônio Dantas Veloso, filho de Ursulino José da Costa Veloso e Maria Joaquina Dantas Veloso nasceu na fazenda “São Benedito” data Cajueiro, em Valença do Piauí, a 26 de janeiro de 1884.

Na sua terra natal adquiriu os conhecimentos primários, estudando sob orientação de professor particular. Os estudos preparatórios visando o ingresso em curso superior, foram feitos em Salvador-BA e Maceió-AL.

Em 1907 ingressou na Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, onde fez-se médico em 1912 e doutourou-se em 1913. Depois de formado voltou ao Piauí havendo clinicado em Valença do Piauí, Uruçuí e Oeiras.

igreja

Por haver falecido seu genitor em novembro de 1915, a quem prestou os cuidados médicos necessários abandonou a clínica, tornou-se fazendeiro e passou a residir em companhia de sua mãe e dos seus irmãos, Donana e Evandro.

Na interventoria provisória de Joaquim de Lemos Cunha, em 1931 foi escolhido Prefeito do Município de Valença do Piauí. Pouco tempo depois, em 1935, era eleito vereador à Câmara Municipal sob a legenda do Partido Nacional Socialista (PNS)  sendo empossado em 30 de março de 1939.

faleceu a 20 de abril de 1939.

Autor: Alcides Martins Nunes.

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui