Na última sexta-feira 24 de fevereiro, o jornalista Gregório Araújo do Portal de Noticias valebncaonline.com, esteve na cidade de Várzea Grande Piauí, para acompanhar a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores que teve início as 19h30.

A presidente da Câmara Luzuinete Vasconcelos (PSDB), abriu os trabalhos da Sessão ordinária, inicialmente como ela sempre faz em todas as sessões, pediu a todos os presentes para ficarem de pé, em respeito, para ouvir o Hino Nacional, em seguida solicitou do secretário a leitura da atá anterior.

Na Sessão Ordinária estavam presentes todos os vereadores, alem da presidente Luzuinete Vasconcelos (PSDB), o vice-presidente Jayme Hebert (PSD), o primeiro secretário Antonio do Genésio (PSDB), a segunda secretária e Líder do executivo na Câmara Professora Evelina PSDB), ainda os vereadores, Pedro Neto (PTB), Nego da Chapada (PP), Zezé do Pai Chicô (PP), Bibil (PTB) e Kali Almeida (PP), onde todos fizeram uso da palavra.

Logo na abertura dos trabalhos legislativo, a Psicóloga Jessica a convite da presidente do legislativo municipal Luzuinete Vasconcelos, deu uma breve palestra referente ao setembro amarelo e quais os cuidados e prevenção a população devem ter com a doença chamada depressão.

“Os vereadores de Várzea Grande Piauí, representam 4.386 habitantes. A cidade piauiense tem um PIB de R$ 30.918.286,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,571, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD)”. Com informação uol.com.br.

O assunto mais discutido pelos vereadores na sessão, foi o péssimo fornecimento de energia elétrica, fornecida pela empresa Equatorial, que o município vem sofrendo com uma constante queda de energia, inclusive com muitos prejuízos sofridos no município pela população.

O fato é tão grave que a própria Sessão da Câmara, não teve serviços de som durante o expediente, pela péssima qualidade da energia fornecida, que não suportava um microfone ligado durante a realização do evento.

 A presidente da Câmara Luzuinete Vasconcelos disse ao valencaonline.com que, “em uma reunião que tivemos com a equipe técnica da equatorial foi para solicitar providências, em relação à péssima qualidade da energia elétrica, que a empresa está fornecendo ao nosso município como também a todos munícipes, abastecidos pela subestação de Novo Oriente do Piauí”.

“A reunião se deu por uma provocação nossa e de outros municípios à empresa.
Participaram da reunião, Luzinete Vasconcelos presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Robert Eudes Secretário de Adm e finanças de Várzea Grande,
Jailson Pio Prefeito de São Félix do Piaui e a Sra Sama representante da empresa Equatorial para nossa região e Representantes da área técnica da empresa”.

“Falamos também dos prejuízos causados pela péssima qualidade da energia que é fornecida pela empresa causando prejuízos de toda ordem aos órgãos público, comerciantes e consumidores e prejudicado sensivelmente ao abastecimento de água na zona urbana e comunidades rural dos municípios, sem falar nos constantes danos e aos equipamentos eletros e eletrônicos“, pontuou a presidente.

Segundo informações repassadas no plenário da Câmara e ao valencaonline.com, pela vereadora segunda secretária e Líder do executivo na Câmara Evelina Costa, a empresa Equatorial reconhece os problemas da região sendo um dos mais críticas na região do estado do Piauí e que a empresa apresentou algumas ações que irão ser  desenvolvidas imediatas a médio e longo prazo, para solucionar o problema.

Veja as ações que a Equatorial vai adotar para minimizar o o grave problema.

Ações imediatas paliativas: Instalação de capacitores ao longo da linha de transmissão entre Floriano e a Subestação de Novo Oriente para equilibrar a carga o que deve refletir numa melhoria considerável na qualidade da energia até novembro.

Outra ação imediata é a transferência do município de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres para a Subestação de Valença do Piauí, para aliviar a sobrecarga na Subestação de Novo Oriente, o que segundo eles trará uma melhora para os outros municípios.

A médio praz,o está sendo programado a construção de uma rede de transmissão entre Várzea Grande e Fazenda Real na Chapada Grande o quê vai beneficiar principalmente Várzea Grande É Tanque do Piauí. Segundo eles essa ação está programada pra 2022.

 É a terceira ação será para longo prazo, que segundo eles é a solução definitiva, será a construção de uma uma rede nova de transmissão ligando as subestações de Novo Oriente do Piauí e Picos o que segundo a empresa será a solução efetiva do problema, mas que ainda está em fase de projetos o que deve levar ainda alguns anos para ocorrer.

Vale ressaltar que as informações repassada ao  valencaonline.com, foram de caráter técnicas, tratadas por técnicos conhecedores do assunto e os representantes dos municípios, que estão diretamente afetados pelo problema.

Por Redação Valencaonline.com

 

 

 

em nenhum momento discutido assuntos ou intervenção de natureza política

 

É importante ressaltar que foram informações técnicas tratados por técnicos conhecedores do assunto e os representantes dos municípios que estão diretamente afetados pelo problema
Não sendo em nenhum momento discutido assuntos ou intervenção de natureza política

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui