Na ultima segunda-feira 23 de maio uma equipe de técnicos do Governo do Estado do Piauí, esteve em reunião com a Secretária de Assistência Social Paula Hortência na SEMAS de Valença do Piauí.

O tema da reunião foi o PRO SOCIAL, alem de Paula Hortência – SEMAS, participaram, Francisca Costa(Chiquinha) Gerência de Direitos Humanos – SEG, Amália Rodrigues de Almeida Superintendência de Direitos Humanos – SASC, Jorge Fernandes, Agente de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito – SEPLAN, onde discutiram a implantação do Cartão PRO SOCIAL Busca Ativa.

O Cartão Pro Social foi lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), com o objetivo de atender famílias de todo o estado que estão fora de outros programas de transferência de renda.

Amália Rodrigues de Almeida da Superintendência de Direitos Humanos – SASC disse que, quem tem direito, “são aquelas pessoas que estão fora de qualquer outro programa governamental, são famílias pobres, extremamente pobres e que não tiveram por alguma razão direito ao Auxílio Brasil, não tem um BPC, não tem gente que receba uma aposentadoria na família ou que não tem uma atividade que lhe possa proporcionar uma renda”, explicou técnica.

Ela falou também como fazer para incluir essas famílias. “Se você souber de qualquer pessoa nessa situação de vulnerabilidade oriente para procurar o CRAS do município, o Cras faz a inserção dessas pessoas a partir de uma entrevista, eles inserem essas pessoas no Cadastro Único e no Cadastro Único a gente faz um cruzamento com o sistema do estado, que é o SASC Integração, daí ele faz a seleção dessas famílias que irão ser beneficiadas”, informou Amália Rodrigues.

Muito importante o que Amália Rodrigues finalizou dizendo, “Não é as assistentes sociais, não é o pessoal do Governo do Estado que escolhe, não há politicagem nessa modelagem, o que há é um esforço conjunto para achar as pessoas e criar as condições para que elas entrarem na rede de proteção e o sistema faz o filtro”, concluiu.

Fotos: Instagram

Por: Redação  Valencaonline.com / Com Informação SECOM/V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui