Nesta segunda-feira 10 de abril o município de Valença do Piauí sedia o VI Seminário da 2° Regional da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí – ACONTEPI. A solenidade de abertura do seminário aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a presença da presidente e do vice-presidente da ACONTEPI.

A expectativa é que participem do evento mais de 40 municípios que fazem parte da 2° Regional da ACONTEPI. Com duração de dois dias, o seminário vai abordar os temas: Entrega legal para adoção, O processo legal para escolha dos Conselheiros Tutelares, escuta especializada e a Lei 13.431/2017 e o Fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência juntamente com o papel do TJPI.

O vice-presidente da ACONTEPI, Antônio José, destacou a realização do evento para atualização do conhecimento dos Conselheiros e Ex-Conselheiros, ato este que é previsto no regimento da associação.

Nós precisamos com constância está atualizando nossos conhecimentos, a questão dos seminários regionais já é um ditame regimental, estatutário da ACONTEPI e a gente aproveita todos os anos para ter a oportunidade de reencontrar os Conselheiros e trocar experiência”, comenta Antônio José.

O vice-presidente ainda frisou a abordagem de uma das temáticas, que é o processo unificado da eleição dos Conselheiros que já acontece esse ano. “O outro tema que nós vamos abordar e que é muito oportuno é o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares que deve acontecer agora no dia 01 de outubro, então aqui nós vamos tirar alguns mitos, fazer alguns esclarecimentos de acordo com a resolução 231 do Conanda”, ressalta.

Feliz em receber o seminário, a presidente do Conselho Tutelar de Valença, Maria Eliete, fala da realização do evento no município. “É com uma enorme satisfação que nós do Conselho Tutelar de Valença juntamente com o poder municipal estamos sediando o IV Seminário da 2° Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros do Piauí, o que compete a 2° regional que são 48 municípios e nós fomos agraciados para receber na nossa cidade”, disse Maria Eliete.

A conselheira ainda lembra o apoio recebido da gestão municipal e da busca cotidiana de mais conhecimento na área.

Nós tivemos o apoio total do nosso poder municipal na pessoa do prefeito Marcelo Costa e de todo o seu secretariado […]. Nós estamos sempre nos capacitando para que nós possamos fazer melhor, cumprindo o nosso ECA no qual defendemos os direitos das nossas bênçãos maiores que são nossas crianças e adolescentes”, afirma a presidente do Conselho Tutelar.

Representando o prefeito Marcelo Costa, a assessora de comunicação Mauricelia Sousa, falou do compromisso do prefeito com o desenvolvimento e bem estar das crianças e adolescentes do município.

Cuidar das crianças e adolescentes é prioridade para o nosso prefeito Marcelo Costa, ainda na campanha ele assinou um termo de compromisso em fazer o melhor pelas crianças e adolescentes do nosso município e desde que assumiu a prefeitura sempre está buscando melhorias, como na questão da educação, na estrutura do Conselho Tutelar, ele sempre está disposto a ajudar”, ressalta Mauricelia.

Fotos: PortalV1

 

Fonte: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui