O município de Valença do Piauí sediou nesta quinta-feira (25), a reunião 110° da Comissão Intergestora Regional – Cir do Vale do Sambito. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí – IFPI e contou com a presença dos prefeitos Afonso Sobreira de Novo Oriente e Lúcia Lacerda de Pimenteiras, representante do Cosems e da 7° Regional de Saúde e dos secretários de saúde das cidades jurisdicionadas.

A secretária de Saúde, Ilana Caetano, ressalta a importância das pautas que foram trazidas e debatidas junto com os demais secretários.

“Foram pautas de grande relevância pois trata de aquisições que vem dar mais celeridade ao trabalho público na área da saúde e que tem que ser votada, e que tem que ser apreciado por esse colegiado”, disse Ilana.

A anfitriã do encontro também falou da satisfação de receber todos os secretários e representantes. “Eu recebo com muita alegria todos os envolvidos, a nossa  coordenadora Dulce, do município de Francinópolis onde esteve aqui conduzindo os trabalhos, o Cosems dando todo o enfoque administrativo, falando das novas portarias, do piso da enfermagem, enfim, foram discussões importantes para nós que fazemos saúde pública”, destacou.

O prefeito Afonso Sobreira de Novo Oriente, defende a importância do encontro da Cir para a melhoria da Saúde em todo o território do Vale do Sambito.

 “É a oportunidade que temos para discutir a realidade da nossa região, nossos problemas, o que a gente tem avançado, como a gente vai fazer essa atenção na saúde. Então, essas reuniões são muito importantes por esse caráter, a gente forma aqui um consenso, cada um com suas demandas e encaminham para o governo do estado em busca de soluções”, explica Afonso.

A prefeita Lúcia Lacerda de Pimenteiras, frisa que é na Cir que os problemas são debatidos e se busca solucionar.  “Aqui é muito importante porque é aqui que a gente trás os problemas do nosso município e aonde a gente procura a resolutividade para está resolvendo o mais rápido possível”, disse a prefeita.

A coordenadora da Cir, Dulce Orminda, lembra que o encontro dos secretários é um lugar de aprendizado com os desafios que cada um enfrenta com a saúde pública.

“Dividir nossas experiências, nossas angustias junto aos outros gestores porque alguns acham que o que tem em Francinópolis é diferente do que tem no município de Elesbão, no município de Várzea Grande, mas são os mesmos desafios e tentamos sempre está elaborando estratégias para está atendendo a população”, afirma.

Fonte: V1
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui