Nesta sexta-feira 03 de junho aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME), dentro da programação da III Semana de Meio Ambiente de Valença do Piauí, uma Mesa redonda sobre Leis Ambientais na Garantia da Sustentabilidade. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a participação dos advogados Dr. Evaldo e Dra. Camila Cortez para discussão da temática.

Participaram também da mesa redonda, os secretários municipais, Adnan Lima de Meio Ambiente, Dr. José Itamar de Governo, Patrícia Nunes de Trabalho e Emprego, Danilo Torres de Esporte, Mauricelia Sousa assessora de comunicação  e população em geral.

Adnan Lima, falou sobre a escolha da temática abordada na mesa redonda. “Essa Semana do Meio Ambiente nós trouxemos no dia de hoje essa questão da legislação ambiental, no qual a gente convidou a Dra. Camila, advogada praticante dessa questão ambiental assim também como Dr. Evaldo que também é advogado e faz parte do nosso grupo da Secretaria de Meio Ambiente”, disse.

Adnan frisou a necessidade de levar mais informação sobre a atuação da Secretaria de Meio Ambiente amparada pela lei. “Essa questão da legislação ambiental foi de fundamental importância a gente trazer esse quesito porque conseguimos passar para população algumas ações que a secretaria executa e que está respaldada pelas leis”, afirma o secretário.

O Secretário ainda ressaltou a importância da população saber as atribuições da Secretaria de Meio Ambiente.

Com o conhecimento das leis ambientais as pessoas conseguem enxergar que tem ações que não estão na nossa competência porque muitas vezes são atribuições do governo estadual ou nacional, assim como tem ações que é do município e a secretaria pode atuar e as pessoas não tem conhecimento”.

A Juíza leiga do Juizado Especial de Valença, Dra. Camila Cortez que é pós-graduada em Gestão de Recursos Ambientais do Semiárido, conta que é motivo de alegria participar de eventos como esse da Semana de Meio Ambiente.

É um momento importante e uma felicidade pra mim participar desse evento, já participei de outros nessa temática de meio ambiente a vezes a convite do município daqui, as vezes a convite de outros municípios, mas sempre trazendo essa linha de pesquisa, essa linha de interpretação da gente alinhar o que é utópico, algo que deve ser colocado em pratica de fato, de trazer para população um conhecimento palpável e acima de tudo acesso a informação”, explica Dra. Camila.

A juíza leiga também chama atenção para necessidade de desfazer alguns pensamentos implantados na população sobre preservação do meio ambiente.

A gente deve desmistificar conceitos de que preservar o meio ambiente é fazer parte e participar de eventos tipo Greenpeace, abraçar árvores vestir camisa e não a gente já chegou no momento em que nós já somos a futuras gerações que esperavam que resolvesse a situação”, comenta Camila Cortez.

Após mesa redonda teve a participação da Engenheira Florestal Yara Lopes, membro da Secretaria de Meio Ambiente, onde ela abordou a questão do potencial da região de Valença do Piauí, para que a população possa trabalhar a questão florestal, ambiental com sustentabilidade.

Texto e fotos: Fabiana Santos/Secom/PortalV1

Por: redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui