Aconteceu na última quinta-feira 18 de janeiro no gabinete do prefeito Marcelo Costa, uma reunião para discutir como vai acontecer o Carnaval 2024 de Valença do Piauí.

Estavam presentes a Secretária de Cultura Lilian Cavalcante, o comandante do 23° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jairo, o delegado regional Maycon Braga e o setor jurídico, direção do terminal rodoviário e de comunicação do município.

Na ocasião, foi decidido sobre a proibição do uso de som automotivo, funcionando no trânsito e ações de fiscalização da prefeitura através de agentes que trabalharão em parceria com a polícia.

Nós estamos alinhando com a Polícia Militar, a Polícia Civil, os órgãos da justiça daqui pra gente ter essa segurança, de ter essas quatro noites de folia com segurança e as regras que eles estão obtendo do nosso Ministério Público”, explicou a secretária de Cultura, Lilian Cavalcante.

A secretária de antemão já informa sobre a deliberação sobre o uso dos carros automotivos. “Sobre os paredões eles estão proibidos, então a regra para o pessoal que vai na Secretaria tirando dúvida, achando que vão poder colocar paredões é uma das informações que já tive e não pode”, informou a Lilian.

A secretária ainda destacou a realização do Corso que abre o carnaval de Valença do Piauí. “O Corso está confirmado também, essa reunião também foi sobre isso, com a segurança desses caminhões com a quantidade de pessoas para não ultrapassar”, frisou a secretária Lilian que já adianta que as pessoas responsáveis por cada carro irão assinar termos de ciência das regras.

Ela também falou da realização do carnaval no espaço Zé da Chica que já é tradição no município. “É um carnaval de tradição aqui na nossa cidade, está confirmado sim, lá quando se encerra o Corso, o primeiro dia de carnaval, lá são as quatros noites com as bandas tradicionais e depois que acaba todos sobem para rodoviária que é tradição de muitos anos daqui.

A chefe da Cultura ressalta que nos próximos dias serão divulgadas as bandas que farão a animação do carnaval de Valença do Piauí. Com essas medidas a secretária acredita que o carnaval vai ser calmo e sem grandes ocorrências como no ano passado.

O comandante do 23° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Jairo, explicou que o comando já está articulando medidas para esse período. Neste sentido, o batalhão já solicitou junto a Secretaria de Segurança a compra das folgas do efetivo policial de Valença do Piauí e também a vinda de uma equipe do policiamento de trânsito para os dias de maior movimentação visando o aumento no tráfego de pessoas que se deslocam até a Barragem Mesa de Pedra.

A Coordenadora de Comunicação, Mauricelia Sousa, reforçou a importância do carnaval do município que é um dos maiores do estado. Ela trouxe mais informações acerca do uso dos paredões.

Nessa reunião foi discutido as questões dos paredões, a gente sabe é o tema mais discutido, então o que foi definido é que o nosso carnaval abre com o tradicional Corso, nesse Corso vai ser liberado a utilização de sons mecânicos, mas os paredões não irão funcionar no restante do carnaval, mas segue a programação normal com blocos, festa de rua, o tradicional Zé da Chica, então o nosso carnaval vai acontecer como sempre aconteceu na nossa cidade”, disse a coordenadora da comunicação municipal.

Fotos: Reprodução da matéria / Créditos do autor 

Por: Redação Valencaonline.com / fonte PortalVF1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui