O professor e historiador valenciano, Antônio José Pereira da Silva (Mambenga), foi reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Vivo do Piauí. A solenidade presidida pela governadora Regina Sousa, aconteceu nesta segunda-feira 26 de dezembro no Palacio de Karnak, em Teresina, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí.

O projeto busca valorizar e apoiar financeiramente e de forma vitalícia grupos e mestres culturais que ajudam na disseminação da cultura piauiense.

Pa Patrimônios Vivos do Piaui Antônio José e Antônio Feliciano

É o segundo ano que o Governo do Estado faz a seleção de mestres e grupos populares da cultura piauiense, por meio da Lei do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí (nº 5.816/2008), que faz com que mestres e grupos que atuam em ofícios tradicionais piauienses sejam reconhecidos no Brasil e no mundo.

Ano passado, o mestre de Reisado Antônio José da Costa, mais conhecido como Antônio Feliciano, teve seu reconhecimento homologado e agora chegou a vez do professor Antônio José, uma das nossas principais referências culturais.

“É um reconhecimento não só do trabalho, da vida inteira, mas um reconhecimento também financeiro para essas pessoas por serem os guardiões da nossa cultura popular, da nossa piauiensidade”, afirmou Carlos Anchieta, secretário estadual da cultura

O projeto pretende reconhecer 90 mestres. Até o momento 60 foram escolhidos, 30 ano passado e 30 em 2022.

Fotos: reprodução da Matéria/Fonte:PortalV1

Por: Redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui