Na manhã deste sábado 02 de março, foi realizado através da Clínica Integrar, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Comunicação de Valença do Piauí, a 1ª Blitz de Conscientização do Autismo alusivo ao Dia Mundial do Autismo.

A Blitz aconteceu em frente ao terminal rodoviário e contou com a presença de Luciana Martins, diretora da Clínica Integrar e fomentadora da blitz, secretária de comunicação  Mauricelia Sousa, vereadores,  Vanildo Castro, Edilsa do Vale, Ielva Melão, a coordenadora de imunização e epidemiologia da Secretaria de Saúde de Valença, Fabiola Lopes, representantes do Conselho Tutelar, pais de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e apoiadores da causa.

Luciana Martins falou para o PortalV1 de forma esclarecedora, “A gente tem essa data como um marco que é o dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mas é um alerta para sociedade pra que possa abordar e abrir os olhos para importância dessa comunidade, de a gente está respeitando seus direitos, está aprendendo a conviver com as suas diferenças, todos nós somos diferentes e as pessoas com autismo tem alguns comportamentos que são diferentes e muitas vezes esse comportamento eles são vistos de maneira preconceituosa pela sociedade”, explica Luciana.

Luciana Martins lembra que o trabalho não acontece só no dia do autismo, mas é uma luta diária. “A gente chama atenção hoje no dia 02 de abril, mas na realidade nós estamos todos os dias nessa luta, seja nas escolas, seja no contexto social ou no contexto esportivo, lutando para que esse espaço seja respeitado e que essas pessoas possam ter uma vida digna e que possam exercer o seu direito como qualquer outra pessoa”, disse.

A fomentadora da blitz ainda fala da parceria que existe com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação do município de Valença do Piauí. “A gente vem alinhando uma conversa com a Secretária de Educação e com o Secretário de Saúde, já tem um projeto que está em desenvolvimento e a gente pretende com essa parceria levar inclusão para escolas, levar inclusão para sociedade, levar informação, esse projeto de hoje é um pontapé para que a gente possa mudar essa visão preconceituosa que ainda existe, quebrar os padrões de medo que as pessoas tem do que não conhece e levar educação para essas pessoas que precisam de forma adaptada e com profissionais capacitados para isso, para que a gente possa realmente ter uma estrutura descente e respeitosa para receber essas pessoas”, conclui Luciana Martins.

A professora Francisca dos Anjos veio da cidade de Santa Cruz dos Milagres com o filho Luís, portador de TEA, para participar da blitz de conscientização. A mãe do pequeno Luís já conhece bem esse percurso, pois é o mesmo percorrido por ela e o filho para fazer o acompanhamento profissional na Clínica Integrar. “Faço acompanhamento do meu filho na clínica da Dra. Luciana, ele faz terapia e faz fonoaudiologia”.

Francisca conta os benefícios do filho ao passar com os profissionais, “esse acompanhamento é muito bom pra ele, para o desenvolvimento dele porque ele precisa”, a mãe do Luís encerra dizendo, “era muito bom se houvesse mais eventos para conscientizar as pessoas, porque as nossas crianças tem direitos iguais a qualquer outra criança”disse.

Fotos: Sergio Alves / V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui