O prefeito Marcelo Costa encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias.

A medida cumpre determinação da Emenda à Constituição (EC) 120/2022, que trata de reajuste no piso das duas categorias em todo o país. Após a aprovação, o vencimento passará a ser de R$ 2.424 reais.

No projeto enviado a Câmara de Vereadores, o prefeito Marcelo Costa pediu que o projeto seja apreciado pelos vereadores em regime de urgência: “Dado a relevância do interesse público face a necessidade de valorização dos agentes comunitários de saúde e dos Agentes de combate as endemias”, diz o texto. Marcelo Costa ressaltou que o aumento segue uma linha que vem sendo adotada pela gestão municipal de reajustar os salários dos servidores municipais, sendo que algumas categorias receberam até 94% de reajustes.

A presidente da Câmara, vereadora Paula Jeanne, disse ao Portal V1 que assim que recebeu o projeto convocou os vereadores para analisar e votar o projeto. Ela lembrou que o parlamento está em recesso, mas devido a importância da matéria ela convocou os vereadores para duas sessões extraordinárias para a próxima terça-feira (26), sendo a primeira marcada para as 10h da manhã e a segunda às 11h.

A presidenta do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Antônia Macedo, informou que a categoria recebe a notícia com muita alegria e entusiasmo. Ela lembrou que há 11 anos vem lutando como sindicalista pelo piso salarial com várias idas a Brasília e agora chegou essa conquista. Ela agradeceu o empenho do secretário de saúde Ruanderson Barros e da presidenta da câmara Paula Jeanne pela articulação da realização da sessão e receptividade dos demais vereadores.

Antônia Macedo também agradeceu ao prefeito Marcelo Costa, que segundo a sindicalista, vem realmente valorizando a categoria ao agilizar a confecção desse projeto e outras ações, como o pagamento do incentivo adicional, conhecido como o 14º salário, antes os gestores usavam esse dinheiro para comprar fardamento e outros acessórios e na gestão do prefeito Marcelo Costa os agentes estão recebendo o dinheiro. Ela informou que, além do pagamento, o prefeito encaminhará outro projeto garantindo esse incentivo todos os anos.

Fonte: SECOM/Portalv1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui