Na última quarta-feira 28 de fevereiro, Policia Cicil da 7ª Delegacia Regional de Valença do Piauí,  com o apoio o apoio da Polícia Militar do 23 BPM, efetuou a prisão de 4 pessoas que compõem uma quadrilha especializada em uso de documentos falsos como carteiras de identidade, comprovantes de residência, dentre outros, e que se utilizavam de tais documentos para se passarem por terceiros e realizar transferência de imóveis e veículos.

O esquema foi desvendado recentemente, quando foi constatado que uma mulher apresentou no cartório de Valença, documentos distintos, de pessoas diferentes, usando a mesma foto da suspeita.

Após isso, foram identificados outros criminosos envolvidos na mesma prática, atuando nesta cidade e a Polícia Civil passou a monitorá-los. Na tarde de ontem (28), policiais civis estavam nas proximidades do cartório quando passou-se a suspeitar de um indivíduo desconhecido que pretendia reconhecer uma firma para transferência de um veículo.  Com isso, os policiais civis à paisana passaram a manter vigilância sobre o mesmo, ao tempo que verificavam a autenticidade do documento apresentado por ele, quando identificaram que outro nacional, que estava em um bar nas proximidades, era um dos envolvidos, que também já havia apresentado documentos falsos anteriormente e pediram apoio de outros Policiais Civis e da Polícia Militar” afirmou o delegado regional Dr. Maycon Braga que disse ainda.

Desconfiado, o suspeito que estava dentro do cartório saiu e foi ao encontro do outro que estava no bar, tendo sido acompanhado pelos policiais civis. Realizada a abordagem, ficou constatado que os mesmos faziam parte do esquema criminoso. Após isso, os policiais Civis e Militares retornaram ao cartório, onde abordaram um terceiro suspeito e identificaram que o mesmo também portava documento falso e, após isso, localizaram ainda uma mulher que também havia apresentado documento falso, mas no momento da abordagem ao terceiro suspeito, se escondeu em uma academia próximo ao local” afirmou.

Com um dos criminosos foi encontrada uma fotografia 3×4, que supostamente seria usada para confeccionar outro documento falso. No veículo do mesmo suspeito, um Chevrolet Onix de cor Branca, que estava estacionado próximo ao Banco do Brasil, foram encontrados diversos documentos como procuração pública feita em cartório da capital, documentos para transferência de veículo já com firma reconhecida em cartório da capital, documento de veículo, comprovantes de pagamento de taxas de veículos, dentre outros.

O suspeito que estava no bar, identificado como sendo Josimar Batista de Carvalho, já responde a diversos processos, dentre eles, por crimes de estelionato e foi preso juntamente com mais quatro suspeitos, em Teresina/PI, em data de 03/11/2023, por falsificar do Detran/PI. O mesmo seria, supostamente, o líder do grupo criminoso. Os demais presos são: Jonas Costa Mareto, Wermeson Machado Dias e Fabiana Catarina da Costa Silva.

A prisão dos suspeitos é de grande relevância, uma vez que o grupo estava intensificando sua atuação e a prática delituosa seria usada para obter ilicitamente bens móveis e imóveis de terceiros, gerando prejuízo às vítimas” afirmou o delegado.

Foto: Reprodução da matéria/Crédito do autor

Foto: arquivo Valencaonline.com

Fonte PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui