Em entrevista nesta quarta-feira (13) à Rádio Confederação o médico valenciano Dr. Jarbas Matias defendeu a implantação do protocolo liderado pela médica piauiense Marina Bucar Barjud, que mora na cidade de Madri, na Espanha, que vem obtendo resultados satisfatórios na luta contra a COVID-19.

O protocolo está sendo usado na cidade de Floriano/PI, terra natal da médica, e vem ganhando espaço no meio científico. Para o médico valenciano que integra a equipe de estudos do protocolo juntamente com o médico Dr. Carlos Vieira o protocolo, apesar dos resultados, vem sofrendo resistência dos governos seja por preconceito de ter saído do Piauí ou por interesses econômicos, visto que os grandes laboratórios preferem medicamentos caros.

Dr. Jarbas Matias

Dr. Jarbas Matias disse que em Floriano o hospital regional Tibério Nunes conseguiu ótimos resultados com a adoção do protocolo e que o Governo do Estado do Piauí precisa adotá-lo disponibilizando as condições necessárias para os municípios e hospitais regionais ministrarem o protocolo o quanto antes.

Ele explicou que o protocolo atua em duas fases nos primeiros sete dias, quando aparecem os primeiros sintomas e na segunda fase quando acontece o atendimento hospitalar, caso o paciente não seja curado na primeira fase.

Nessas fases, segundo o médico, são ministradas medicações como a hidroxocloroquina, corticoides, cloroquina ou azitromicina que já estão disponíveis no mercado.

Nesta quinta-feira (14), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, está visitando a cidade de Floriano para conhecer de perto os resultados práticos do protocolo. Na cidade a ministra e sua equipe composta também por médico e servidores do Ministério da Saúde se reúne com autoridades de saúde e participará de uma videoconferência com a médica Marina Bucar Barjud.

Fonte: V1 / Sergio Alves

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui