Valença do Piauí – Atenção: Delegado Dr. Maycon Braga divulgou os principais golpes aplicados pela a Internet em Valença do Piauí e região.

Nesta segunda-feira 17 de abril o Delegado titular da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Valença do Piauí, Dr. Maycon Braga divulgou um levantamento dos principais golpes que estão sendo aplicados através da Internet e com vitimas registradas na delegacia em Valença do Piauí e região.

A Polícia Civil de Valença orienta as vítimas a terem atenção com mensagens recebidas no whatsapp de números desconhecidos, e a evitarem comprar veículos sem conversarem diretamente com o vendedor. Nos últimos meses inúmeras pessoas vêm procurando a delegacia de Valença para registrar boletim de ocorrência, após terem tido prejuízo financeiro sendo vítima de golpe” alertou o delegado que enumerou os mais frequentes.

1 – Perfil falso de whatsapp:

O golpista entra em contato com a vítima, afirmando ser um parente da vítima, e pede dinheiro emprestado para pagar alguma conta. A vítima cai no golpe e envia Pix para o golpista;

2 – Venda de veículo no Facebook e Instagram:

A vítima vê um anúncio de venda de moto/carro no Facebook (anúncio feito pelo golpista), entra em contato com o golpista pelo ‘direct’ e o golpista orienta a vítima a conversarem pelo whatsapp. O golpista geralmente informa ser funcionário de grandes lojas de venda de motos/carros de Picos ou Água Branca.

O golpista passa a pedir Pix para a vítima, relativos à taxas diversas para a liberação do veículo, e afirma que irá encaminhar o veículo para a cidade da vítima em caminhão cegonha. Contudo, a vítima nunca receberá tal veículo, por se tratar de golpe;

3 – Venda de veículo pela OLX:

O golpista olha o anúncio de venda de veículo na OLX, entra em contato com o vendedor e pede mais fotos do veículo, e posteriormente afirma que irá comprar o veículo e solicita que o vendedor retire o anúncio. Após o vendedor retirar o anúncio, o golpista cria um anúncio na OLX vendendo aquele veículo e consegue um comprador para o veículo.

O golpista passa a enganar o vendedor e o comprador, conversando com os dois apenas pelo whatsapp, faz com que os dois encontrem-se pessoalmente, criando uma história que engana a ambos, e na hora de o comprador pagar o veículo, ele faz um PIX para o golpista, e não para o vendedor.

Foto: 7ª delegacia regional da  Polícia Civil

Por: Redação Valencaonline.com /  Fonte: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui