Teresina voltou a registrar morte por Covid-19 após dois meses. O dado está no boletim da 16ª Semana Epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (25) pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE). O último óbito pela doença  na capital havia sido registrado no dia 16 de fevereiro.

O COE não detalhou o perfil do paciente que morreu vítima da doença.

De acordo com o boletim, houve um aumento na positividade de testes rápidos em 38% e na demanda por exame RT-PCR em 5%. Já a positividade de RT-PCR continua estável, em 12% e é considerada moderada.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Ainda segundo os dados, houve uma diminuição em 25% nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e redução de 36% nas síndromes gripais. O casos confirmados de síndromes gripais continuam estáveis em relação à semana passada.

A equipe do COE Teresina reforça ainda a necessidade de notificação de casos e de resultados de exames laboratoriais às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada).

O comitê destaca à população a indicação de atualização do esquema vacinal e de medidas não farmacológicas de proteção aos indivíduos mais vulneráveis, bem como àqueles com indicação de isolamento ou quarentena.

Além disso, a equipe recomenda a procura por atendimento médico ao surgimento de sintomas, visto que, atualmente, há disponibilidade de medicações antivirais específicas e necessidade de diagnóstico diferencial com outras infecções respiratórias ou mesmo com arboviroses (especialmente a dengue) que poderão demandar medidas terapêutica.

Fonte: Cidadeverde.com 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui