No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), o Teresina em Ação levou uma programação especial com serviços e orientações, além de conscientização dos direitos desse público. A 25ª edição do evento aconteceu na praça do bairro Piçarreira I, Zona Leste de Teresina..

Para falar sobre a inclusão das pessoas com deficiência, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve recebendo o público durante o Teresina em Ação. Para o vice-presidente da entidade, Antenilton Marques, as pessoas precisam saber dos seus direitos e quais órgãos podem procurar para exigir que eles sejam cumpridos.

“Durante o evento oferecemos todos os serviços do Conselho, como orientações para benefícios da assistência social e saúde, passe livre e negação de direitos. As pessoas precisam saber onde reivindicar os seus direitos”, disse.

Serviços de beleza foram oferecidos durante o Teresina em Ação — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Serviços de beleza foram oferecidos durante o Teresina em Ação — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Segundo o secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, mais 150 serviços foram oferecidos no Teresina em Ação deste sábado, que contou com 600 colaboradores. Entre as novidades estavam a vacinação de Tétano e Hepatite B e registro no Cadastro Único.

“Essa bela parceria entre a Prefeitura e a TV Clube repercute diretamente na qualidade de vida das pessoas. Uma vez por mês, aos sábados, elas podem contar com serviços variados que normalmente só teriam acesso buscando as repartições públicas, muitas vezes enfrentando filas ou precisando se ausentar do trabalho, a prefeitura de forma rápida e próxima da comunidade tem trabalhado”, declarou.

Vacinas foram disponibilizadas durante o Teresina em Ação no bairro Piçarreira I — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Vacinas foram disponibilizadas durante o Teresina em Ação no bairro Piçarreira I — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

A atendente Maria José foi com o filho até o evento para atualizar a cartão de vacina. Ela contou que durante a semana fica inviável procurar o serviço por causa do trabalho.

“Só chego a noite e só tenho tempo no sábado. O Teresina em Ação facilitou para atualizar o cartão de vacina do meu filho hoje e a minha também”, comentou.

Já o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) disponibilizou o registro no Cadastro Único, que dá acesso para os programas sociais do Governo Federal. Além desse serviço, foram ofertados orientações sobre o programa Bolsa Família e atendimentos de ações comunitárias.

Cras ofereceu registro do Cadastro Único — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Cras ofereceu registro do Cadastro Único — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

“Para o Cadastro Único, as pessoas precisam apresentar somente identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos menores de idade são exigidas certidão de nascimento e declaração da escola. O CadÚnico também serve para a redução da tarifa de energia, cadastro no Minha Casa Minha Vida, bolsa de estudo, Bolsa Família, entre outros projetos”, explicou a coordenadora de renda mínima do Cras Leste IV, Luciana Veras.

A dona de casa Ana Alice procurou o serviço para renovar a bolsa do filho. “Estou procurando o serviço do CadÚnico. O Teresina em Ação é uma facilidade por ser dia de sábado, então eu achei bem mais rápido e também de fácil acesso por ser perto da minha residência. Estou renovando a bolsa do meu filho da escola. Ele já tinha e aí temos que renovar”, comentou.

Fonte: G1 PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui