Na manhã da ultima quinta-feira 29 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na mesma ocasião, dois caminhoneiros portando 106 comprimidos de Nobésio Extraforte para consumo pessoal. O flagrante foi registrado na BR 316, em Valença do Piauí (PI), quando os dois condutores, que transitavam seguidamente, foram interceptados durante fiscalização.

Em um primeiro momento, os policiais abordaram um caminhão, modelo Volvo/Fh 500 6x4t, carregado com 56 bovinos, que trafegava de Santa Luzia, no Maranhão, com destino à Canhotinho em Sergipe. Ao realizarem os procedimentos de verificação, a equipe identificou algumas irregularidades referentes ao descanso do motorista profissional, definidas em legislação específica.

Em detrimento do fator suspeito, a equipe então decidiu realizar uma busca pessoal e veicular, a fim de encontrar possíveis ilícitos. Após uma rápida inspeção, foram encontrados, em vários compartimentos na cabine do veículo, 43 comprimidos intactos de Nobésio Extraforte. Indagado sobre a procedência das substâncias, o caminhoneiro, um homem de 44 anos, informou que havia comprado em diferentes locais e afirmou que consome, com regularidade, os comprimidos para ficar acordado e trabalhar por mais tempo.

Em seguida, um minuto após a primeira abordagem, a equipe deu ordem de parada ao condutor de um caminhão Scania/R 440 A6x4, que transportava 32 bovinos de Santa Luzia (MA) com destino à Canhotinho (SE). Durante a abordagem, identificou-se que o condutor, com idade de 39 anos, não possuía habilitação para dirigir veículos de grande porte. Além disso, o mesmo não havia cumprido com os descansos obrigatórios nas últimas 24h, conforme é exigido por lei específica.

Rapidamente, iniciou-se buscas pessoais e no interior do veículo, sendo encontrados, no interior da bermuda do condutor, dentro de uma lanterna, 63 comprimidos de Nobésio Extraforte. Ao ser questionado, o homem informou que havia comprado os ilícitos em Açailândia (MA) e que os utilizava como uma forma de inibir seu sono, a fim de conduzir por mais tempo. Em 2021, ele já havia sido preso pela PRF, ao ser flagrado portando 28 cartelas com 420 comprimidos da mesma substância.

Comumente conhecido como “rebite”, o Nobésio é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e como forma de prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.

Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência de Porte de droga para consumo pessoal. Na ocasião, foram lavrados Termos Circunstanciados por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. Os dois homens se comprometeram a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.

Fonte: PRF / PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui