O secretário de Saúde do Piauí, Mirócles Veras, e o superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, visitaram na segunda-feira (12), unidades de saúde dos municípios de Paulistana, Floriano, Oeiras e Picos. Nas quatro cidades, o gestor viu de perto a realidade dos hospitais regionais e estaduais e anunciou, de imediato, algumas melhorias.

“Tivemos a missão de ver de perto as ações dos hospitais regionais com o objetivo de fortalecê-los e, assim, diminuir o fluxo de pacientes para capital. A diminuição do fluxo quer dizer a resolutividade nas suas cidades, dando conforto aos pacientes”, disse Mirócles.

Em Paulistana, a equipe da Sesapi visitou o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, que vai ter readequado o seu setor de urgência e emergência. “Deixamos acertado, em Paulistana, o fortalecimento de cada um dos hospitais. O prefeito vai fortalecer os hospitais filantrópicos de lá, dando condições de trabalho e exames. Nós iremos readequar a urgência e emergência do hospital regional de Paulistana, inclusive financeiramente. Vamos levar também a Força Estadual da Saúde para realizar cirurgias eletivas”, afirmou o secretário.

Em Floriano, segundo Mirócles Veras, foi autorizado a mudança do piso do Hospital Regional Tibério Nunes e um repasse de R$500 mil para o reinicio da obra da Policlínica. “Em Floriano, ficou a garantia do reinício da Policlínica, através de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura. Ficamos de repassar R$500 mil para, de imediato, reiniciar a obra, que pertence ao município. Tivemos na UPA, cuja obra está parada. Uma licitação já sendo feita e devemos em breve retomar aquela obra. No hospital, que possui uma estrutura antiga, vamos fortalecer sua área física, mudando o piso, além do reforço financeiro para que possamos melhorar a qualidade do atendimento em Floriano”, destacou.

Em Picos, Mirócles visitou o Hospital Regional Justino Luz e a Policlínica. Melhorias para as duas unidades de saúde foram asseguradas. “Para a Policlínica, iremos regularizar o repasse de imediato. Faremos também uma parceria para equipar aquela estrutura para exames especializados que já é uma ação forte para o atendimento dos pacientes. Para o hospital, além da reestruturação física, vamos colocar o tomógrafo para funcionar dentro de 40 dias. Em 120 dias, deverá funcionar a UTI, UCI e a parte obstétrica do hospital”, garantiu o gestor.

Ainda de acordo com Mirócles, está sendo estudada junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, a possibilidade de inclusão de serviços novos, como Oncologia.

Segundo o superintendente Pedro Leopoldino, em Oeiras, a UPA está pronta e, neste momento, são aguardados os equipamentos. “O mecanismo de gestão está sendo trabalhado para inaugurarmos. No Hospital, tivemos que reaquedar a UTI, que foi construída com 7 leitos, mas o Ministério da Saúde só habilita a partir de dez leitos”, finalizou o superintendente.

953e58291d_media

Márcio Sales e Hérlon Moraes/CCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui