A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou na tarde desta quinta-feira (10) a Operação Asclépio, que tem como objetivo fiscalizar veículos que fazem transporte de emergência em rodovias do Piauí. De acordo com o inspetor Alexsandro Lima, a PRF tem registrado muitas ocorrências de irregularidades envolvendo ambulâncias.

“A operação foi desencadeada em todo o país e também tem como objetivo orientar os condutores de veículos de emergência sobre as normas de circulação, necessidade periódica de realizar exames e atualizar a documentação, além da importância de se verificar os equipamentos obrigatórios e de segurança dos veículos”, explicou o inspetor Alexsandro Lima.

PRF fiscaliza ambulâncias na BR-343 em Teresina — Foto: Simplício Júnior/TV Clube

PRF fiscaliza ambulâncias na BR-343 em Teresina — Foto: Simplício Júnior/TV Clube

O inspetor citou como exemplo de ocorrência envolvendo esse tipo de transporte um acidente ocorrido em Floriano, Sul do Piauí, nessa quarta-feira (9), envolvendo uma ambulância do município de Eliseu Martins, a 489 km de Teresina.

“O condutor e a pessoa que estava sendo transportada ficaram feridos. Por sorte, foram apenas ferimentos leves. As informações preliminares apontam que o acidente poderia ter sido evitado”, afirmou Alexsandro Lima.

Acidente envolvendo ambulância em Floriano, Sul do Piauí — Foto: Divulgação/PRF

Acidente envolvendo ambulância em Floriano, Sul do Piauí — Foto: Divulgação/PRF

Segundo o inspetor, o condutor não tinha o curso específico necessário para conduzir ambulância e o veículo não estava em boas condições. “O condutor informou que ouviu um barulho no veículo, logo em seguida perdeu o controle e a ambulância colidiu frontalmente com outro veículo”, disse.

Há um mês, no dia 10 de setembro, uma ambulância registrada junto à prefeitura de São Lourenço do Piauí, a 550 km da capital, foi apreendida na capital com placa adulterada e sem licenciamento, durante fiscalização da PRF. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a prefeitura do município.

Seis dias depois, no dia 16 de setembro, a PRF apreendeu em Floriano uma ambulância com porta fechada com arame e sem licenciamento. O veículo pertencia ao município de Arraial, a 210 km de Teresina, e foi considerado pela PRF como inapropriado para o serviço de transportes de pacientes.

Fonte: G1 PI / Por Lucas Marreiros

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui