Desde que ganhou a eleição e assumiu a administração da Prefeitura Municipal de Novo Oriente do Piauí, o prefeito Afonso Sobreira tem sofrido diversos ataques que tentam denegrir a sua gestão. Diante dessa situação, o gestor reuniu documentos que demonstram o motivo de toda essa perseguição e como o real motivo da abertura de uma CPI no município.

Com acesso a esse material, o Portal V1 está trazendo tudo que foi dito e apontado pelo prefeito Afonso Sobreira em uma rádio local. Na entrevista, o prefeito destacou o vereador Luís Lopes como o que mais tem levado inverdades sobre ele para o povo e que se viu na obrigação de se defender.

Eu não vou chafurdar nessa lama que Luiz Lopes vive, tá certo, porque não vou me rebaixar a tal ponto, a gente perde tempo tendo que fazer essa defesa em virtude de todas essas acusações”, disse Afonso, que trouxe uma retrospectiva de situações que levam a toda essa perseguição.

Afonso apresentou documentos de 2020 em que o Ministério da Saúde é favorável a aquisição de equipamentos para UBS  e postos de saude, onde Afonso lembra que não era nem prefeito e muito menos candidato na época, haja visto que o documento é do mês de abril daquele ano, mostrando ser infundada os argumentos da CPI autorizada pela Câmara Municipal comandada pela oposição. acesse aqui

O prefeito apresentou documentos já do seu período de mandato, onde mostra a constatação da visita de quatro auditores do Tribunal de Contas no dia 26 de outubro do ano de 2022. “Eles fiscalizaram tudo, já está para completar 1 ano, já fomos várias vezes no tribunal, não existe nada contra minha administração com relação a essa auditoria e nem a nenhum outro processo”, esclareceu o gestor.

Outra questão trazida para a entrevista, é uma emenda da deputada Marina. “Com relação a essa emenda que eles tanto falam, ‘a emenda da Dra. Marina’, uma  RP9 que é aquele famoso orçamento secreto, a deputada Marina em 2020 colocou uma emenda de 1 milhão e 700 para equipar umas UBS, ‘vejam bem em 2020, eu não era prefeito’, quem escolheu os postos para ser beneficiado, quem escolheu a quantidade do material, quem fez o relatório que está aqui na minha mão, do Ministério da Saúde com todos os móveis, com todos os equipamentos a serem comprados”, destrinchou o documento de 40 páginas mostrando os valores e quantidade de cada item que seria comprado.

Afonso explica que não colocou valores em nada e que foi junto ao Conselho Municipal da Saúde e órgãos da Secretaria Estadual da Saúde e do Território do Vale do Sambito para pedir a alteração de alguns itens de acordo com a prioridade da necessidade deles, o que foi prontamente atendido.

O chefe do executivo trouxe em documento os Postos de Saúde que receberiam os equipamentos, sendo os PSF da comunidade Aprazível, Pé da Serra, Caraíbas, Posto de Saúde do Saco, do Bento Gonçalves, de Areias e do bairro Gil Marques, mais o problema segundo o gestor é que esses postos não foram construídos pela gestão anterior que recebeu o dinheiro, não construiu e queria receber mais dinheiro para equipar esses postos de saúde que não saíram do papel.

 “Esses equipamentos era para equipar as UBS e os Postos que eles não construíram, os governos passados roubaram esse dinheiro que era para construir esses postos e essas UBS e depois através da deputada pediram dinheiro para equipar, equipar o que”, relata.

O prefeito Afonso Sobreira trouxe vários relatos com provas em documento de recebimentos de recursos que não foram destinados para o seu fim. “O Posto de Saúde do Aprazível é aquele que a reforma tem um poste de luz no meio, que não foi feito nada lá no Aprazível e o dinheiro também foi roubado, está aqui o valor pago, 153 mil reais, ‘vereador Luís Lopes cadê o senhor que não investigou”, indagou Afonso Sobreira.

O gestor aponta toda essa situação e afirma que se a população não tivesse o escolhido para administrar o município, com certeza o gestor anterior teria também roubado o dinheiro da emenda da Dra. Marina para equipar os postos que não foram construídos.

Graças a Deus a população de Novo Oriente despertou e está tendo uma administração limpa, transparente e consciente, e que fica tendo que se defender de artimanhas de grupos derrotados que querem porque querem o poder a todo custo”, afirmou Afonso Sobreira.

O prefeito ainda frisa que os gestores passados respondem judicialmente por vários processos e que muitos secretários municipais da época estão pagando parcelas de dinheiros que foram mal utilizados, no período, apontou o gestor.

Afonso tem se defendido de acusações do vereador Luís Lopes e também da sua esposa, a vice-prefeita Rita Lopes. “Desde do ano passado que o vereador Luís me acusa de usar uma van para transportar os alunos do IFPI e dizendo que é caro demais, dizer que não Vale e ele viu a licitação, ele quer simplesmente prejudicar esses adolescentes”, afirma.

O prefeito reitera que não tem processo e que sua administração está ok com a Justiça, situação oposta da vice-prefeita Rita Lopes, que o gestor se diz desapontado tendo em vista seu comportamento em também acusá-lo com inverdades.

Ela foi em várias casa me chamando de ladrão, mas quem está condenada por irregularidade, por roubo no hospital é Rita Lopes”, apontou Afonso com o documento da sentença em mãos que traz a condenação da vice-prefeita por irregularidade na execução de reforma na Unidade Mista de Saúde Dona Augusta Arcoverde, hoje atual Hospital de Pequeno Porte.

Ele também apresentou uma certidão que mostra que a vice-prefeita foi condenada em uma Ação de Improbidade Administrativa (Processo nº 0000037-2006.8.18.0078) tendo como pena imposta a suspensão dos direitos políticos pelo período de 05 anos, a decisão é de 2021.

A condenação ocorreu em virtude de irregularidades praticadas por Rita Maria de Amorim Carvalho na execução de reforma da Unidade Mista de Saúde Dona Augusta Arcoverde, irregularidades no processo licitatório para aquisição de combustível, produtos alimentícios e material escolar, atraso nas prestações de contas e não repasse do duodécimo para a Câmara Municipal na data prevista pela Constituição Federal” narra a sentença

O prefeito Afonso Sobreira encerrou a entrevista pedindo desculpa a população por ter que trazer toda essa situação, mas viu a necessidade como forma de restabelecer a verdade sobre todos os fatos do qual estão o acusando com a tentativa de denegrir e manchar sua imagem e a da gestão pública municipal de Novo Oriente. O portal não conseguiu contato com o casal Luiz Lopes e Rita Lopes, no entanto, o espaço continua aberto.

Veja a entrevista completa

 

Fonte: PortalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui