Em 2019, a pesquisa mostrou que foram produzidos, no estado, 10,9 mil toneladas de pó de carnaúba, o que representa 56,4% do volume total do produto no país.

A pesquisa “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2019”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou o Piauí como o estado que mais produz pó de carnaúba do Brasil. No ano passado, foram produzidos, no estado, cerca de 10,9 mil toneladas de pó de carnaúba, o que representa 56,4% do volume total do produto no país.

Com a larga fabricação, a pesquisa apontou que o Piauí gerou R$ 130 milhões com a venda do material no ano passado. Também foi observado na análise o crescimento da produção de 2018 para 2019, passando de 10,4 mil toneladas para 10,9 mil toneladas.

Fora o Piauí, apenas os estados de Ceará (39,57%), Maranhão (3,17%), Rio Grande do Norte (0,81%) e Paraíba (0,09%) tiveram produção do pó de carnaúba em 2019.

Município com maior produção

Apesar do Piauí ser o principal estado produtor, o município com maior volume e valor de produção é Granja, no Ceará. A cidade fabricou 1,6 mil toneladas do pó de carnaúba, no valor de R$ 17 milhões.

Porém, quatro municípios piauienses estão na lista dos dez maiores produtores de pó de carnaúba do país. São eles: PiripiriCampo MaiorCastelo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.

Carnaúbas em Campo Maior, no Piauí — Foto: Ellyo Teixeira / G1 PI
Carnaúbas em Campo Maior, no Piauí — Foto: Ellyo Teixeira / G1 PI

Fonte: G1/PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui