Quarenta e cinco personalidades do Piauí foram condecoradas na noite desta quinta-feira (08) com a Medalha da Ordem Estadual Centenário Alberto Tavares e Silva. A honraria foi instituida por decreto pelo governador Wellington Dias e marca o centenário de nascimento do ex-governador Alberto Silva. Entre os homenageados, políticos, empresários, jornalistas. A cerimônia foi realizada no Auditório Serra da Capivara, na sede do Tribunal Regional do Trabalho – 22ª Região, na zona Leste de Teresina. A viúva de Alberto Silva, Florisa de Mello Tavares Silva, foi representada pela filha  Suzana Silva, que falou da iniciativa do governador.

“Foi um grande dia. Essa medalha, a partir de agora, vai ser um marco para as gerações futuras de que o Piauí é viável. Tendo boa vontade política ele é viável e eu aproveito uma velha frase dele que o “Piauí é a prancheta do meu coração”, afirmou emocionada.

Para o governador Wellington Dias, Alberto Silva era um homem além do seu tempo e pensava um Piauí desenvolvido. “Estou muito feliz. O Piauí inteiro, tanto quem fez oposição ao Dr. Alberto Silva, ou quem trabalhou com ele, reconhece  o importante papel que ele teve. Era uma pessoa muito além do seu tempo, ou seja, uma pessoa que tinha um conhecimento profundo sobre o Estado. Era ousado. Ela não só realizada grandes obras, mas tinha uma visão de Piauí desenvolvido. Muitas pessoas se inspiraram nesse ideia e eu sou parte dessa geração. Tive o privilégio de conviver com ele em vários momentos. Mais que eleitores, ele tinha fãs”, afirmou o governador.

O senador eleito Marcelo Castro, um dos homenageados, definiu o governo de Alberto Silva como histórico para o Estado. “É uma honra ser homenageado com esta medalha. Alberto Silva era um dos homens públicos mais brilhantes e que mais realizaram pelo estado do Piauí. Ele foi nomeado governador no início da década de 70 e fez um governo revolucionário. Foi um marco no desenvolvimento e muito de onde estamos devemos a ele”, disse.

Fundador do Grupo Jelta, o advogado e empresário Jesus Elias Tajra também foi homenageado com a medalha. ““Quero parabenizar o governador Wellington Dias pela iniciativa, em homenagem a uma grande figura não só da política, mas de cidadania no Piauí. Alberto Silva foi realmente uma grande figura, um grande governador. Na minha opinião foi o governador. O que fez no Piauí e a marca que deixou são indeléveis, altivas e engrandeceram o estado. Foi um cidadão que tinha características pessoais exclusivas. Era um homem determinado, era aquele que dizia eu quero, posso e faço”, afirmou o empresário, que destacou os momentos que viveu ao lado do histórico político.

“Eu estive ao lado dele em vários momentos. Não era a gente que acompanhava ele, era ele que convidada a gente, porque na época eu tinha uma grande atuação no esporte e na comunicação quando eu dirigia à Rádio Pioneira”, declarou.

Engenheiro por formação, Alberto Tavares e Silva foi governador do Estado por duas ocasiões; entre os anos de 1971 e 1975, e de 1987 à 1991. Foi senador da República pelo Piauí entre os anos de 1979 e 1987, e 1999 e 2007. Além disso, ocupou o cargo de deputado federal nos quadriênios 1995-1999 e 2007-2009.

Como governador do Estado, ele foi responsável por viabilizar a construção de importantes estradas, que ligaram o estado de norte a sul, o metrô de Teresina, além de inaugurar o estádio Albertão, maior praça esportiva do estado e que leva o seu nome.

Ocupando o cargo de senador da república, Silva foi o responsável por lançar, ainda em 2001, o projeto da primeira usina a produzir biodiesel através da mamona no mundo, na Universidade Federal do Piauí.

Alberto Tavares e Silva, nasceu no município de Parnaíba, em 10 de novembro de 1918 e faleceu no ano de 2009, em Brasília.

Lista de homenageados:

1.Academia Piauiense de Letras
2.Alcenor Barbosa de Almeida
3.Amadeu Campos de Carvalho Filho
4.Antônio de Pádua Franco Ramos
5.Antônio Fonseca dos Santos Neto
6.Antônio Luíz Cronemberger Sobral
7.Armando Madeira Basto – “Post Mortem”
8.Bertolino Marinho Madeira Campos
9.Cid de Castro Dias
10.Ciro Nogueira Lima – “Post Mortem”
11.Cláudia Cristina da Silva Fontineles
12.Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – CREA-PI
13.Constantino Pereira de Sousa
14.Darcy Fontenelle de Araújo – “Post Mortem”
15.Elvira Mendes Raulino de Oliveira
16.Firmino da Silveira Soares Filho
17.Florisa de Mello Tavares Silva
18.Francisco Tomaz Teixeira
19.Francílio Ribeiro de Almeida – “Post Mortem”
20.Heitor Castelo Branco Filho
21.Iran Mendes do Nascimento
22.Jesus Elias Tajra
23.João Cláudio da Silva Moreno
24.João Paulo dos Reis Velloso
25.João Tavares Silva Filho – “Post Mortem”
26.João Vicente de Macêdo Claudino
27.Joel da Silva Ribeiro
28.José Antenor Castro Neiva – “Post Mortem”
29.José Elias Tajra
30.Kenard Kruel Fagundes dos Santos
31.Lourival Sales Parente
32.Lucídio Portela Nunes – “Post Mortem”
33.Luiz Ayrton Santos
34.Manoel Lopes Veloso – “Post Mortem”
35.Marcelo Costa e Castro
36.Marco Antônio Ayres Corrêa Lima
37.Murilo Ferreira de Rezende
38.Norbelino Lira de Carvalho
39.RaimundoWall Ferraz – “Post Mortem”
40.Romildo Macêdo Mafra
41.Severo Maria Eulálio – “Post Mortem”
42.Zózimo Tavares Mendes

Wilson Filho / Cidadeverde.com

  

Flash Lyza Freitas
Hérlon Moraes (Da Redação)
Fonte Cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui