Mais cedo, em mensagem de Natal, o pontífice fez referência ao bispo brasileiro Dom Hélder Câmara.

O Papa Francisco celebrou a tradicional Missa do Galo do Natal de 2020 em horário antecipado. A celebração foi iniciada às 19h30 desta 5ª feira (24.dez.2020) por conta da pandemia do coronavírus.

A cerimônia foi adiantada em duas horas para a respeitar o toque de recolher imposto pelo governo italiano para conter a propagação da covid-19. O evento, que tradicionalmente, costumava começar à meia noite, passou a ser realizado às 21h30 a partir de 2012 para que o papa emérito Bento XVI pudesse participar – de saúde debilitada, ele não tem condições de comparecer em horários avançados.

Foto: Reprodução matéria /SBT News

Além do horário adiantado, a Missa do Galo de 2020 contou com número reduzido de fiéis para prevenir a contaminação. Apenas 100 pessoas puderam entrar na Basílica de S. Pedro.

DOM HÉLDER CÂMARA

Mais cedo, em outro evento de Natal, o Papa Francisco citou o bispo brasileiro Dom Hélder Pessoa Câmara. Ao pedir “uma colaboração generosa e apaixonada no anúncio da boa-nova sobretudo para os pobres”, disse que isso o lembrava das palavras “daquele santo brasileiro”.

Em seguida, citou a frase de Câmara: “Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo; quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista”.

O bispo cearense morreu em 1999, aos 90 anos. É conhecido como um dos expoentes da Teologia da Libertação, corrente do catolicismo que prioriza o combate à desigualdade social. Câmara foi acusado de ser comunista e foi perseguido pela ditadura militar brasileira.

Fonte: SBT News

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui