No final da tarde e inicio de noite deste sábado 29 de janeiro, a Confraria do Divino Espírito Santos, abriu os trabalhos festivos e religiosos do ano de 2022, iniciando com um cortejo imperial e todos os dons do Espírito Santo, saíram do bairro Valencinha em caminhada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença do Piauí, onde foi encerrado com a celebração de uma Santa Missa ministrada pelo Padre Wanderley Morais auxiliado pelo Diácono Balbino Miranda.

A Confraria do Divino Espirito Santo abriu com Cortejo e Missa neste sábado 29 de janeiro, os trabalhos para a Festa do Divino Espírito Santo 2022. O cortejo imperial e todos os dons do Espírito Santo saíram em caminhada até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição onde foi encerrado com a celebração da Santa Missa.

Os confrades se uniram ao cortejo na Igreja de São Benedito onde seguiram até a Matriz, tendo uma parada na residência do Condestável e Imperador Dr. José Igreja onde aguardavam o cortejo a Imperatriz Ceciane Igreja e o esposo Sávio Igreja, juntamente com netos dos imperadores, a imagem e bandeira do Divino. No local, a banda de música ainda fez um toque de silêncio em hora a Imperatriz Maria Auxiliadora.

Em entrevista para o Portal V1 o Padre Wanderley Morais, falou do momento importante da celebração de abertura do festejo do Divino Espírito Santo na Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição.

Hoje foi a abertura dos trabalhos oficiais da Festa do Divino 2022, que acontece em junho, então, foi assim um espetáculo a participação dos fiéis, a participação dos dons pela organização que foi feita, então, só temos a agradecer a Deus e ao Divino Espírito Santo por proporcionar tão data em nossas vidas, neste dia da abertura da festa oficial, então, que o próprio Divino possa cobrir a cada um com seus dons, derramando suas bênçãos sobre todas as famílias de Valença”,  exortou o pároco.

O Historiador professor Antônio José falou também para o PortalV1, sobre a realização dessa nova data dentro das festividades do Divino e sua importância para história.

Esse evento de hoje que Valença está vivendo é um momento histórico de grande importância primeiro por ser o império do Divino, e o diferencial que se observou neste momento é que ele está sendo comemorado desta maneira pela primeira vez na cidade, porque é uma alusão a chegada dos reinados, o reinado da Sabedoria, o reinado do Entendimento, reinado da Ciência, do Conselho, da Piedade, todos os reinados do Espírito Santo para formar um grande império do Divino Espírito Santo em Valença. Então, se observa pela Hierarquia lá estava o rei, estava a rainha, o príncipe, a princesa, o pajem, a dama de honra da princesa e também do duque e a duquesa que pela hierarquia seriam o imediato, tudo isso, para dar uma nova visão, uma nova dimensão, para esta festa do Divino Espírito Santo em Valença”, explicou o historiador.

Professor Antônio José ainda destaca a condução dos preparativos da Festa do Divino pela Imperatriz Ceciane.

Se projeta como uma grande festa nesse ano sobre a condução da Dra. Ceciane, o esposo dela, Dr. José Igreja e também em memória da dona Auxiliadora”, ressalta o historiador que ainda fala o acolhimento da comunidade a este momento.

Valença respondeu a este momento que tivemos também essa grande ideia que foi da professora Etevalda de fazer essa infraestrutura, sem contar a participação de todos os grupos, todas as pessoas que se empenharam e como nós vimos mais de quinhentas pessoas estiveram aqui para abertura desta data festiva seis meses antes da própria festa, isso indica a representatividade que tem o Divino Santo na sua festa aqui na cidade de Valença“, explicou Antônio José.

A Imperatriz Ceciane conta para o PortalV1 da emoção da família que está à frente da Festa do Divino Espírito Santo, aqui na cidade e dela que este ano representa in memoria a sogra Maria Auxiliadora.

É uma emoção muito grande poder representar a minha sogra Imperatriz dona Maria Auxiliadora Veloso Igreja e eu já sabia da beleza da festa, mas não deixa de nos emocionar de nos surpreender e eu peço para ter a força e a virtude de poder conduzir a festa do Divino Espírito Santo de 2022”, disse a imperatriz.

A imperatriz frisou o apoio recebido das pessoas, grupos que tem trabalhado para que esta festa pudesse acontecer dessa maneira. “As pessoas são a maior força, sem o acolhimento dessas pessoas certamente nada disso estaria acontecendo, mas eu não consigo deixar de me impressionar com acolhimento de todos, a disposição, a prontidão de cada um dos valencianos, dos organizadores dos grupos”, destaca Ceciane Igreja.

A nora do imperador Dr. José Igreja também ressaltou o legado do Condestável que fez com que a Festa do Divino Espírito Santo de Valença fosse conhecida em todo o Piauí. “Dr. Paiva é o provedor de tudo isso, é homem de muita visão, faz muito por Valença, é uma inspiração para todos nós, é quem nos dá toda a força para que tudo isso aconteça, finalizou a Imperatriz Ceciane. A festa desse ano acontece dia 05 de junho.

Fotos: Valencaonline.com

     

Por: Redação Valencaonline.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui