Mais um passo importante para a implementação do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) no Piauí, desta vez na cidade de Lagoa do Sitio-PI, que ocorre de 19 a 23 de Junho. Professores das Escolas Municipais da zona rural e convidados participam da formação da Educação contextualizada para convivência com o Semiárido ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. De acordo com o coordenador de Educação no Campo na região de Valença, Fábio Adriano, a secretaria é a co-executora de parte das ações do projeto, no subcomponente Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido.

“Estamos recebendo os consultores para desenvolver um conjunto de ações como formação de professores, reestruturação de projetos político-pedagógicos e implementação de projetos produtivos nas escolas”, afirma Fábio Adriano, enfatizando que a Seduc conseguiu dar mais significado à educação quando é feita de modo contextualizado, quando você olha a realidade em que a escola está inserida, como a vida é produzida e organizada e como se vive a cultura local”, completa.

O PVSA tem como objetivo geral:

Contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.

A meta do projeto:

E formar 1.500 professores de 100 escolas, localizadas em cinco territórios do Piauí: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Vale do Rio Itaim.

“Nesses cinco territórios, serão trabalhados mais de 50 municípios, fora os 1.500 professores que nos dará condições de atingimos cerca de 20 mil alunos, assim, quando a escola tem significado para a população, não há espaço para a evasão ou falta de interesse, pois a educação contextualizada tem esse papel de fazer o diálogo com a realidade exterior da escola, para que não haja diferença entre escola e comunidade”, enfatiza o coordenador regional do Projeto na região Fábio Adriano.

O evento foi realizado no prédio do CREAS, e contou com a presença do Prefeito Municipal Antonio Ditoso e da 1ª Dama Dalvina Bezerra, o Presidente da Câmara Itamar Reis, A Secretária de Educação Maria Onete, a Secretária de Agricultura Isabel Oliveira, a Secretária de Finanças Irene Reis, o Assessor do Prefeito Francisco Antonio,  a Secretária de Assistência Social Márcia Cristina, também a Secretária de Cultura  Luisa Soares e Professores das Escolas Municipais.

Fonte: ASCOM por José Filho.

Fotos Alderi Sousa.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui