A professora e doutoranda em História, Daiane Rufino, juntamente com a irmã, Maria Helenita Rufino, estão concorrendo ao Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura brasileira. Com o tema “Ipiranga 60 anos: histórias, memória e cultura de um povo”, as irmãs piauienses retratam a vida e demais costumes dos moradores de Ipiranga do Piauí, distante a 263 km de Teresina.

O projeto idealizado pelas irmãs teve como objetivo incentivar a leitura por parte dos moradores da cidade e fomentar o desenvolvimento de novos autores. A ação das parentes, que foi iniciada em 2021 e finalizada em dezembro do ano passado, resultou na construção do livro que concorre com outros projetos de todos os cantos do Brasil.

Irmãs durante lançamento do livro em dezembro de 2022 - (Reprodução/Arquivo Pessoal)Reprodução/Arquivo Pessoal: Irmãs durante lançamento do livro em dezembro de 2022.
Em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, um edital foi lançado e tinha como premissa tornar público o projeto, para que, assim, a sociedade pudesse participar. Cerca de 37 moradores da zona urbana e rural da cidade foram selecionados para as entrevistas e construção do livro. Ao todo, mais de 200 pessoas puderam participar da construção do projeto.

“A ideia do nosso projeto era contar a história da cidade por múltiplas vozes, e que a própria população do município contasse esses enredos. Pegamos o marco simbólico dos 60 anos de Ipiranga, que aconteceu em dezembro”

Daiane Rufino Professora e doutoranda em História ao  PortalODia.com.

Livro Ipiranga 60 anos: histórias, memória e cultura de um povo - (Reprodução/Arquivo Pessoal)Reprodução/Arquivo Pessoal: Livro Ipiranga 60 anos: histórias, memória e cultura de um povo

Os selecionados sugeriram temas diversos para a idealização do projeto, com biografias, construções sociais, políticas, culturais, economia e outras temáticas.

“Fizemos oficinas e outros serviços para ensinar como elas deveriam construir esses textos. Orientamos sobre pesquisa, documental histórico, como realizar entrevistas e, na última etapa, foram instruídas em como fazer a redação desses textos”, ressaltou a professora.

A partir de agora, as irmãs aguardam a divulgação do edital com uma lista de dez finalistas em cada categoria do Prêmio Jabuti, previsto para ocorrer em novembro. Depois disso, os cinco melhores poderão entrar no páreo e, logo após, o grande vencedor de cada departamento é escolhido para receber o estimado prêmio.

Livro Ipiranga 60 anos: histórias, memória e cultura de um povo - (Reprodução/Arquivo Pessoal)Reprodução/Arquivo Pessoal: Livro Ipiranga 60 anos: histórias, memória e cultura de um povo

Prêmio Jabuti

Criado em 1959, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. A premiação foi idealizada por Edgart Cavalheiro quando presidia a CBL. Além disso, a solenidade tem o interesse em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacaram no ano em cada particularidade.

A 65ª Edição do Prêmio Jabuti, prevista para ocorrer no final deste ano, tem como personalidade literária neste ano Pedro Bandeira. A novidade é que nessa nova edição o prêmio terá 21 categorias, que estão divididas em quatro eixos.

Fonte: portal O Dia / Com edição de Nathalia Amaral.
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui