Na madrugada desta quinta-feira 18 de janeiro, um incêndio de grandes proporções atingiu a Ala B, uma enfermaria, do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, que fica a 315 km de Teresina.

Os pacientes internados no local tiveram que ser transferidos para outras cidades, de acordo com as informações do secretário estadual de saúde, Antônio Luiz Soares, que foi ao local. Ninguém ficou ferido.

A direção do Hospital Regional Eustáquio Portela (HREP) de Valença do Piauí, deslocou uma equipe de profissional, para oferecer suporte e providenciar a transferência de pacientes da unidade.

A enfermeira Dalva Rosa, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação – NIR, do Regional Eustáquio Portela, conta que diante da situação o hospital de Valença fez todo o preparo para receber os pacientes.

Nossa diretora geral disponibilizou 22 leitos no momento dessa urgência, desse incêndio, entre esses 22 foram divididos entre clínica médica, clínica cirúrgica, clínica obstétrica e pediátrica”, disse a coordenadora que foi junto com a equipe pra cidade de Picos.

Por conta dessa abertura de leitos para receber os pacientes remanejados do Regional de Picos, inicialmente havia se articulado o cancelamento das cirurgias eletivas, mas no decorrer da manhã muitos pacientes do Justino Luz receberam alta ou foram destinados para outras unidades mais próximas, dessa forma, fazendo o número de pacientes que viriam para Valença cair de 16 para 03, sendo dois pacientes de Pimenteiras e uma de Picos. Diante disso, a direção manteve a realização das cirurgias eletivas no Eustáquio Portela.

Dalva Rosa destaca a atuação da equipe de Valença nesse momento triste vivido pelos profissionais e pacientes do hospital Justino Luz.

“A gente fica feliz, satisfeito por ajudar nesse momento com total apoio da nossa diretora que ofereceu esses leitos para essas pessoas”, frisou a coordenadora do NIR.

A coordenadora Dalva Rosa, informou ainda que até o restabelecimento do atendimento no Justino Luz os pacientes em estado grave que chegarem no (HREP) de Valença do Piauí, serão regulados para Teresina.

A Sesapi emitiu uma nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde informa que houve um princípio de incêndio na ala B do hospital Justino Luz, em Picos. Em poucos minutos, os bombeiros foram acionados e a situação foi controlada. Os pacientes da ala B foram removidos para outras alas do hospital ou para outras estruturas hospitalares. Nenhum paciente ou servidor ficou ferido. A ala B do hospital passará por perícia, mas o hospital continua funcionando normalmente com cirurgias, UTI e todos os serviços de urgência e emergência“, disse a nota.

Fotos: Reprodução da matéria / Créditos do Autor

Fonte: PortaalV1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui