Uma parceria acadêmica inovadora entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está se apresentando com potencial inovador na definição de sistemas de produção de forragens, com sustentabilidade na pecuária do semiárido. Trata-se do projeto “Potencial de produção de forragens, sustentabilidade e qualidade da silagem em sistemas integrados”, que envolve os campi Valença e Pio IX do IFPI e Ministro Petrônio Portella da UFPI e é liderado pelo professor Marcos Neves Lopes (IFPI).

A pesquisa está sendo conduzida no Campus Valença e tem como objetivo recomendar sistemas de produção de forragens que maximizem a produção de biomassa de forragem com qualidade, ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de concentrados nas dietas dos ruminantes. Esse enfoque visa promover a sustentabilidade e a viabilidade das atividades agropecuárias no Semiárido.

Uma parte importante dessa colaboração é a parceria com a UFPI, que envolve o aluno de doutorado João Paulo Matos Pessoa, orientado pelo professor Ricardo Loiola (UFPI) e coorientado pelo professor Marcos Neves. Além disso, o professor Marcos Neves está orientando Ennus Emanoel de Sousa Araújo, Aline Lira dos Santos Carvalho e Maricléia Daniele da Silva Santos, alunos do curso de Especialização em Ciências Agrárias no semiárido, no Campus Valença do IFPI.

“A relevância dessa parceria acadêmica demonstra o compromisso das instituições de ensino superior em enfrentar os desafios específicos da agricultura no Nordeste, trazendo inovações que não apenas beneficiam os produtores rurais, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente”, explica o professor Marcos Neves. O docente também acredita que os resultados obtidos têm o potencial de impulsionar a agropecuária regional e nacional e contribuir para a produção de alimentos mais sustentáveis no semiárido brasileiro. “O futuro da produção agropecuária no Nordeste apresenta-se promissor graças a iniciativas como esta”, complementa.

Aprovação em eventos

O projeto está gerando resultados promissores e ganhou destaque ao ter cinco trabalhos aceitos para publicação no próximo Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA) e dois no VI Simpósio de Tecnologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas (ECOARIDO). Esses dois eventos são vitais para promover inovações e avanços na área da pecuária nas regiões semiáridas.

O CNPA e o ECOARIDO se destacam como eventos técnico-científicos de relevância nacional. Ambos são formados por diversos simpósios, conferências, apresentação de trabalhos científicos, fórum de pós-graduação, painéis tecnológicos e exposição de produtos e serviços de empresas do setor agropecuário, esses eventos desempenham um papel fundamental no fortalecimento da cadeia produtiva do Nordeste.

Os eventos abordam como temas centrais as tecnologias aplicadas à produção pecuária no semiárido e reunirão estudantes, pesquisadores, produtores rurais e uma variedade de profissionais ligados à produção animal.

“Estes congressos oferecem uma plataforma para compartilhar conhecimentos, debater questões técnicas e aplicar novas tecnologias para promover uma pecuária mais sustentável, com menor impacto no meio ambiente tropical. São encontros que unem a academia, a pesquisa e o setor produtivo, apontando para um futuro mais eficiente e equilibrado na produção animal na região Nordeste”, finaliza o professor Marcos Neves.

Fonte: PortalV1.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui