Após uma vida dedicada ao trabalho, somente agora, na véspera de completar 84 anos, a piauiense Osmarina Duarte de Sousa conseguiu concluir o primeiro curso: técnico em enfermagem. Feliz com a conquista, ela diz que pretende ajudar pessoas doentes e surpreende ao revelar novas aspirações na área de educação.

“Levei uma vida muito humilde, tive que trabalhar desde cedo como doméstica para outras famílias, por isso não pude ter filhos, pois não teria como cuidar deles. Mesmo assim, fiz muitos amigos por onde morei e hoje posso considerá-los como minha família. Apesar de tudo, sempre sonhei em estudar, fiz alguns cursos profissionalizantes (de curta duração) e finalmente consegui concluir meu Ensino Médio com um curso técnico em Enfermagem. É um sonho realizado, estou muito feliz! agora quero fazer o curso de computação para abrir ainda mais minha cabeça para as tecnologias”, revela Osmarina.

A piauiense se formou pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, zona sudeste de Teresina, e foi uma das mais aplaudidas durante cerimônia nesta quinta-feira (09).

Agora com o diploma em mãos, ela relembra dos desafios de estudante e do incentivo por parte de amigos e da escola.

Foto: divulgação Seduc-PI

Foto: divulgação Seduc-PI

“Tive muita ajuda de meus colegas de sala de aula para usar o computador para estudar, agradeço muito a eles, aos professores, a coordenadora e a diretora da escola que me apoiaram muito e incentivaram para que eu concluísse meu curso, apesar das dificuldades. Havia noites em que ficava muito cansada, só pensando em chegar em casa, quis até desistir, mas o professor pedia para ficar, para incentivar os mais jovens e hoje eu venci”, comemora a idosa.

Escola pública

O CEEP José Pacífico oferta curso técnico integrado ao médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja para 1347 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite. Entre os cursos técnicos ofertados estão: informática, enfermagem, edificações, sistema de energia renováveis, manutenção automotiva, metrologia, análises clínicas, produção de moda, farmácia e segurança do trabalho.

A diretora da escola, Maria das Dores (Dorinha), relata que mesmo com o período pandêmico, os estudantes e profissionais de educação se superaram e hoje a escola comemora a formatura de cerca de 500 estudantes em diversos cursos técnico-profissionalizantes.

“É muito importante esse momento para mim como diretora, para os coordenadores e professores. Nosso aluno quando sai da escola já é direcionado para o mundo do trabalho e sabemos que ele vai vencer na vida”, comemora a diretora.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, seguindo o plano de governo do governador Rafael Fonteles, tem como meta para o ensino técnico-profissionalizante aumentar a oferta, a qualidade e a estrutura disponíveis para os cursos, proporcionando, inclusive, parcerias para promover estágios e a colocação desses alunos no mercado de trabalho.

“O que projetamos para o futuro é a diversificação desses cursos. Acelerar, avançar e modernizar o ensino, entendendo que o fazer profissional é importante para o acesso ao mundo do trabalho. Nosso objetivo é preparar esse aluno para o mundo do trabalho e ajudá-lo a realizar seus sonhos, sendo inclusive meta do governador Rafael Fonteles a criação de 80 mil empregos e a educação profissional é peça-chave para esse resultado”, finaliza o secretário da Educação.

Fonte: Cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui