Pelo terceiro ano consecutivo, desde que passaram por um processo de reestruturação, os hospitais regionais e estaduais do Piauí registram um baixo número de transferências de pacientes para Teresina, no período de carnaval. O balanço foi divulgado, nesta sexta-feira (7), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Foram encaminhadas 122 pessoas para unidades de saúde como o Hospital de Urgência (HUT) e Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), e hospitais particulares. Dos 122,78 pacientes tiveram como destino de atendimento o HUT.

Os hospitais que mais transferiram pacientes, no quatro dias de carnaval, foram as unidades de saúde de Campo Maior e Floriano, 14 cada, seguidas por Oeiras (12) e Esperantina (11). O Hospital Regional Eustáquio Portela em Valença transferiu 05 pacientes para a capital no período de folia.

Segundo o levantamento, nem todos os pacientes transferidos tiveram como destino a capital. É o caso de Corrente, que enviou para Bom Jesus os três pacientes que transferiu durante o carnaval. São João do Piauí enviou dois pacientes para Floriano. São Miguel do Tapuio enviou um paciente para Campo Maior. O Hospital José de Moura Fé, de Simplício Mendes, transferiu um único paciente, este para Oeiras. Já São Raimundo Nonato encaminhou uma paciente para a MDER, um para HUT e outro para Natan Portela.

“Isso mostra que a resolutividade entre os hospitais está funcionando”, afirma o secretário de saúde, Ernani Maia.

Para o superintendente de assistência à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, o total de pacientes transferidos para Teresina é considerado baixo, haja vista o período e a quantidade de atendimentos. “No passado foram mais de 8 mil atendimentos, este ano não fechamos ainda, mas acreditamos ser próximo a isso ou até mais. Considero o resultado bastante positivo. Estamos conseguindo segurar casos graves nos municípios, contribuindo para desafogar o HUT”, disse Leopoldino.

Veja o quadro:

content_transferencias2014

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui