Um lavrador de 52 anos, que estaria construindo uma casa em terreno da Prefeitura de Teresina, foi atingido por um tiro de arma de fogo, disparado por um guarda municipal, na tarde desta quinta-feira (04), durante a desocupação na região do Vale do Gavião. O senhor sofreu um tiro no pé, foi socorrido pela guarnição e levado ao Hospital de Urgência de Teresina.

A Guarda Municipal acompanhava a fiscalização dos terrenos com as equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Zona Leste.

O comandante da Guarda Municipal de Teresina, coronel Nixon Frota, informou ao Cidadeverde.com que irá instaurar um processo administrativo para apurar o que ocorreu no local.  O coronel reforça que a “Guarda é uma autoridade municipal e precisa ser respeitada”.

Nixon Frota explica que há alguns dias a SDU Leste realiza a retirada de famílias em terrenos da Prefeitura de Teresina. “A Guarda acompanha para garantir a segurança dos fiscais, sendo que é missão da Guarda garantir a segurança das áreas dos municípios”.

Após a retirada das famílias, o comandante explica que as viaturas continuam na área para garantir que os ocupantes não retornem ao terreno logos após a liberação.

“Hoje, a Guarda acompanhou os fiscais e retirou o povo do terreno. Quando foi por volta das 13 horas, um cidadão de forma descontrolada partiu para cima de um guarda com uma faca. O guarda se defendeu e disparou um tiro no pé do cidadão. A própria Guarda prestou os primeiros socorros e o levou ao hospital”.

“O que chegou até nós foi uma situação de emergência. As equipes estão com a Polícia realizando relatórios da situação. Vamos instaurar o processo administrativo para apurar o que ocorreu. O cidadão também será conduzido à delegacia. A polícia dará andamento aos procedimentos cabíveis”.

O Cidadeverde.com recebeu a informação de que a área institucional ocupada pelas famílias tem como destinação a criação de um parque ambiental.  O terreno, que possui seis hectares, está localizado entre o Residencial Sigefredo Pacheco I e o Loteamento Claudio Pacheco II. Mais de 130 familias ocupavam a área.

A desocupação de famílias em terreno ao lado do Residencial Wilson Martins Filho, que também é área de preservação ambiental, aconteceu nesta quinta.

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com o lavrador vítima do disparo. O espaço está aberto para defesa.

NOTA DE ESCLARECEMINTO

Sobre ocorrência envolvendo a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM),  na tarde desta quinta-feira (04),  em uma ocupação irregular no Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina.

Cabe esclarecer que a GCM dava apoio à equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste  (SDU Leste)  em uma ação de desocupação em terreno da prefeitura de Teresina.

Um dos ocupantes atacou a equipe com um facão que, em legítima defesa, efetuou um disparo de arma de fogo para cessar a tentativa de agressão. O lavrador de 52 anos foi atingido no pé esquerdo, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para os procedimentos médicos necessários.

A ação em ocupações irregulares acontece desde o dia 23 de janeiro onde a GCM , cumprindo seu papel, dá apoio aos fiscais da SDU durante a retirada de estruturas de madeira de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina.

A ocorrência contou com 20 GCMs , bem como a assistência militar da Polícia Militar.

Após atendimento médico, o lavrador será encaminhado à Central de Flagrantes, onde será ouvido pelo delegado que determina se será ou não instaurado inquérito policial.

O comandante da GCM, coronel Nixon Frota, informa que também será aberto procedimento interno para apurar a conduta do GCM e se houve excesso.

Por: Carlienne Carpaso
Fonte: Cidadeverde.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui