O governador Wellington Dias (PT) revelou nesta quarta-feira (20) a elaboração de um plano estratégico para a retomada gradual das atividades econômicas no Piauí. Apenas os serviços essenciais do estado estão em funcionamento por causa da pandemia de coronavírus.

Em videoconferência, Wellington Dias tratou do assunto com o presidente da Associação Piauienses de Municípios (APPM), Jonas Mouras, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Um planejamento será apresentado a entidades econômicas e da sociedade civil com parâmetros de segurança da saúde da população.

“Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos. A priori, mantemos o isolamento social e iremos manter a testagem, além das pesquisas de testagem por amostragem e coleta de dados, assim, saberemos onde temos pessoas infectadas com a Covid-19 e planejarmos as estratégias”, explicou o governador.

No Piauí, o decreto que suspendeu todas as atividades comerciais, educacionais, religiosas e eventos para conter a contaminação de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, tem validade até o dia 30 de abril.

Wellington Dias (PT) — Foto: CCOM

Wellington Dias (PT) — Foto: CCOM

Nesta quarta, o prefeito Firmino Filho relatou que um estudo sobre o retorno do comércio da capital Teresina está em desenvolvimento. A volta às atividades, porém, só será possível – segundo o gestor da cidade – quando se tiver segurança.

Dias entende que as regras de proteção no trabalho devem ser mais rigorosas durante a pandemia.

“Queremos aumentar as exigências de proteção no setor público e privado, ampliando essa exigência para além da máscara, álcool em gel e distanciamento. O gestor deve fazer a testagem dos seus colaboradores e informar no aplicativo ‘Monitora Covid-19’, caso tenha um trabalhador contaminado”, afirmou Wellington Dias.

O presidente da APPM, Jonas Moura, contou que a maior cobrança dos prefeitos dos municípios é a flexibilização do funcionamento do comércio. Até o momento, não há data de quando a liberação das atividades irá acontecer no Piauí.

“O questionamento que mais recebo é de quando o comércio vai poder voltar a funcionar, mas para que isso aconteça precisamos de dados concretos de segurança e isso ainda não temos com o aumento exponencial dos casos confirmados. Então, esse planejamento é muito importante para avançarmos nessa questão do diálogo com os prefeitos e empreendedores”, disse.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Foto: G1 PI / Arte/G1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui