Nesta quinta-feira (27), o Estado do Piauí ganhou uma jovem governadora. Com apenas 14 anos, a estudante Andréia de Sousa Eugênio, foi empossada como a chefe do executivo por um dia. A iniciativa é parte da campanha #MeninasOcupam, que foi aderida pelo Governo do Estado, com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.

menina”, uma iniciativa da Plan International Brasil (Plan), junto à Organização das Nações Unidas (ONU), na qual o foi decretado o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro. Desde então, a campanha tem percorrido o mundo com o objetivo capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade.

Para o governador Wellington Dias, a iniciativa é de grande importância. “Queremos mais ações como essa, que incentivam meninas e mulheres a participarem de forma ativa nas decisões chaves do Brasil e do mundo, seja na área pública, privada ou em entidades multilaterais. Hoje vou mostrar para Andréia um pouco do dia a dia na gestão pública e tenho certeza de que vai valer muito para o seu aprendizado e engajamento na política”, pontou.

A jovem Andréia reside na comunidade Anajás, zona rural de Teresina, e cursa o 9º ano na Escola Municipal Santa Filomena. Aproveitando a oportunidade, a estudante entregou ao governador uma carta, feita em conjunto com a sua comunidade, com solicitações de melhorias para a região, tais como resoluções para a falta de água, construção de espaços de lazer e aprimoramento das escolas. Outro ponto apresentado foi a preocupação com a defesa dos direitos das meninas e o combate a todos os tipo de violência contra elas, que também é um dos principais objetivos da campanha.

003

Andréia de Sousa Eugênio assume como governadora do Piauí por um dia( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Para um trabalho de conscientização, o governador autorizou a criação de uma campanha que abordorá o tema da violência contra a mulher. “É uma experiência única. Espero poder ajudar, dando voz não só à minha comunidade, mas às mulheres em geral que sofrem com abusos e violência. Percebo que os olhos são voltados para as mulheres quando elas já foram violentadas e até mortas. Precisamos ser vistas antes da tragédia acontecer, precisamos de medidas preventivas”, atentou Andréia.

#MeninasOcupam
Desde o início do mês são realizados eventos que venham a valorizar a posição das meninas. “A finalidade é dar posições de poder para as meninas para que possam se sentir governadoras, secretárias de estado, prefeitas, ou qualquer outro. Nós podemos assumir qualquer cargo, basta uma boa dose de educação e o acesso a oportunidades, que muitas vezes nos é negado, simplesmente por sermos mulheres”, destacou a gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Geyse Costa.

As meninas selecionadas participam do projeto da Plan em Teresina, na zona rural leste. Elas já ocuparam cargos como Gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, secretária Municipal de Esporte e Lazer e encerram as ações do mês com a menina governadora.

004

Andréia de Sousa Eugênio assume como governadora do Piauí por um dia( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Fonte: Granderede

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui