O Santuário de Santa Cruz dos Milagres voltou a realizar o tradicional Encontro dos Santos depois de dois anos sem romaria. Nesta 32° edição, o evento religioso aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, com sua culminância no último dia com a procissão dos Santos trazidos de diversas paróquias do Piauí e de outros estados.

Após a procissão, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Francimilson Holanda e concelebrada pelo pároco do Santuário Pe. Raniere, Pe. Klebert Viana da Catedral de Teresina e demais padres e diáconos presentes na cerimônia.

Contente com a multidão de romeiros que participaram do encontro, o pároco Pe. Raniere falou desse importante momento em que o santuário recebe os devotos e suas caravanas novamente. “Muito feliz com o retorno da romaria, com o público presencial e de modo especial ver tanta gente que retorna com o vigor, com toda força, de modo especial em família, então foi um ato muito marcante para o Santuário e certamente para aqueles que adentraram esta casa”, ressalta o sacerdote.

O pároco lembra que muitos que retornam ao santuário perderam entes queridos na pandemia e que mesmo diante das perdas o momento também é de agradecimento pelos que passaram por esse período difícil que o mundo viveu. “A palavra de hoje é de gratidão a Deus por tudo em nossa vida e a Santa Cruz por nos livrar das ciladas dos inimigos”.

Pe. Klebert Viana, pároco da catedral de Teresina destaca a realização dessa romaria iniciada pelo saudoso Pe. Marques (in memória). “A celebração dos Santos como nós conhecemos é tão bem denominada Encontro dos Santos aqui em Santa Cruz dos Milagres é tradicional, inclusive foi iniciada pelo nosso querido Pe. Marques de Valença reúne uma multidão como se pode ver e representa mesmo a caminhada da igreja a essa festa”, disse Pe. Klebert.

Pe. Francimilson Holanda que presidiu a celebração, destaca a participação dos fiéis como necessidade de estar próximos de Deus, bebendo da sua graça. “A gente pôde perceber a sede que o povo tem de se encontrar, o contato, a necessidade e sem dúvida alguma o Santuário como sempre foi lugar de encontro, lugar de contato do humano com o divino, do humano com o humano fazendo essa perfeita sintonia”, comenta.

Presente na construção do Santuário, Pe. Francimilson Holanda, trás sempre em sua fala muita emoção. “Vim ao santuário após realmente os nove anos da construção ou melhor que foi lançado a pedra fundamental desta igreja, para nós é uma marca muito especial, eu tive a graça, não sei porque Deus me colocou aqui para com este povo de Deus, tão amado, tão sofrido, mas tão escolhido e cheios da força do espírito do Senhor fossemos capazes de erguer essa obra tão bela, tão bonita”, disse o padre.

Além da procissão e Missa Solene, uma vasta programação com celebrações, reza do Santo Terço e batizados são realizados durante todo o dia.

Testemunho de vida

Todos os anos passam milhares de fiéis pelo Santuário de Santa Cruz dos Milagres, além da vontade de conhecer o local de oração, muitos também vem agradecer, pagar promessas e testemunhar milagres em suas vidas. O Jovem Andreolis de Alto Longar é uma dessas pessoas que teve sua vida transformada a partir de uma experiência de fé. Andreolis veio de longe para agradecer a Deus e a Divina Santa Cruz por ter sido sua fortaleza quando o mesmo pensou em desistir da vida.

A graça que eu recebi foi da salvação contra o suicídio, no dia que eu pensei que seria o meu último dia de vida na verdade foi o meu primeiro dia de vida onde Jesus me salvou da morte”, relatou Andreolis que veio testemunhar sua experiência com o amor de Deus como uma maneira de levar esperança para aqueles que a assim como ele um dia já pensou em desistir, mas que no Divino encontrou o amor pela vida.

Fonte: PortalV1
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui