O delegado geral da Policia Civil do Piaui, Luccy Keiko publicou a Portaria Nº18-GDG/AN/2023 que estabelece nova divisão de atribuições entre as unidades policiais vinculadas à Diretoria de Polícia do Interior (DPI). Entre as novidades dessa portaria está a criação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis na cidade de Valença do Piaui.

Luccy Keiko

A portaria estabelece que a Delegacia da Mulher de Valença atuará na apuração dos delitos cometidos, inclusive o feminicídio e crimes contra a dignidade sexual, bem como dos atos infracionais em que o adolescente figure como infrator e as infrações penais em que a criança e o adolescente figurem como vítimas, bem como crimes em que idoso sejam vítimas, por essa condição, e apuração das infrações penais resultantes de discriminação ou de preconceito de raça, de cor, de etnia, de religião, de procedência nacional, de orientação sexual, de identidade de gênero ou em razão de deficiência.

A Delegacia da Mulher atenderá as cidades de Valença, Novo Oriente, Lagoa do Sítio e Aroazes.

A criação da futura Delegacia da Mulher foi comemorada pela advogada e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Valença, Fabiula Batista.

“A criação da delegacia especializada no atendimento à mulher e aos grupos de vulneráveis tem sido uma luta incessante de muitos anos. Nosso município necessitava disso. Uma delegacia especializada é completamente diferente em relação a acolhida, escuta e providências” disse a presidente que continuou.

Uma grande vitória para a sociedade valenciana, principalmente para nossas mulheres! Nossa luta em combate à violência contra a mulher continua, e agora reforçada! Parabéns a todos os envolvidos por essa grande conquista” pontuou.

A Portaria não especifica a data de implantação da nova delegacia que como disse a presidente deve ser ter seu corpo funcional formado por mulheres.

Central de Flagrantes

A Portaria Nº18-GDG/AN/2023 também cita a criação da Central de Flagrantes da 7ª Delegacia de Valença do Piaui que funcionará em regime de plantão de 24h e será responsável pela lavratura de procedimentos flagranciais e medidas urgentes inclusive, quando necessário, representações por medidas cautelares, na área de atendimento da Delegacia Seccional de Valença do Piaui.

Fonte

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui