Cidade registrou nas últimas 24 horas o maior volume de chuva da história. Cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para um hospital. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham nas buscas.

 

Foto: DIVULGAÇÃO R7/PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS

Uma criança morreu e pelo menos 13 pessoas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu quatro casas em Angra dos Reis (RJ) na madrugada deste sábado (2). O corpo encontrado soterrado é de uma menina, de aproximadamente quatro anos, segundo informações divulgadas pela prefeitura.

Os imóveis atingidos ficam na Rua Francisco Cesário Alvim, no bairro Monsuaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital da Japuíba.

Seis grupamentos do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil da cidade trabalham nas buscas pelos desaparecidos.

Equipes trabalhando nas buscas por desaparecidos — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Equipes trabalhando nas buscas por desaparecidos — Foto: Divulgação/Defesa Civil

O deslizamento foi provocado por um grande volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, foram registrados 655 mm de chuva no continente e 592 mm na Ilha Grande. Esta é a maior chuva da história de Angra dos Reis.

Local onde o desabamento atingiu as casas no bairro Monsuaba — Foto: Reprodução/Redes sociais

Local onde o desabamento atingiu as casas no bairro Monsuaba — Foto: Reprodução/Redes sociais

Equipes da Defesa Civil, com a ajuda de profissionais de diferentes áreas da prefeitura, estão nas ruas prestando apoio à população. Todas as 28 sirenes do sistema de alerta da cidade para deslizamentos e alagamentos soaram durante esta madrugada.

“Estamos em alerta máximo. Pedimos aos moradores das áreas de risco que sigam para os pontos de apoio. O risco de deslizamento é iminente” , disse a Defesa Civil.

Situação dos desabrigados

A prefeitura de Angra dos Reis está disponibilizando abrigos para as pessoas que precisam deixar suas casas. No momento, 19 pessoas encontram-se em abrigos, localizados em unidades da rede municipal, recebendo apoio da secretaria de Educação e da Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e prontas para atender à população, de acordo com as necessidades indicadas pela Defesa Civil.

Linha 192 do Samu apresenta problema

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis disponibilizou cinco telefones para atender aos chamados dos moradores. Isso porque o telefone 192 do Samu apresentou problemas neste sábado. Quem precisar acionar o serviço de emergência, pode ligar para:

  • (24) 3365-7082
  • (24) 3365-1698
  • (24) 3368-5338
  • (24) 3368-5214
  • (24) 3368-5147

Condições das estradas

Deslizamentos de terra provocaram a obstrução da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) no sentido Rio de Janeiro. A RJ-155 (Saturnino Braga) também está fechada à circulação de veículos na altura dos túneis.

Transporte público

O transporte público está operando com intervalos maiores nas seguintes linhas: 207 (Japuíba), T20 (Parque Mambucaba), T21 (Frade), 203 (Serra d´Água), 206 (Banqueta), 208 (Belém), 221 (Nova Angra), 403 (Camorim), 224 (Vila Nova), 225 (Campo Belo) e CO1 (Circular) estão em operação, porém com horário reduzidos.

Fornecimento de água

O funcionamento dos principais sistemas de distribuição de água que abastecem os bairros foi afetado. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), alguns canais apresentaram entupimento e o que abastece a região da Grande Japuíba precisou ser desligado em função da falta de qualidade da água.

As equipes do Saae monitoram a situação e já estão em campo realizando alguns reparos. Já o sistema da área Central, gerido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), estava sem energia na elevatória e, por isso, também teve o funcionamento interrompido.

Deslizamento atinge casas e deixa moradores soterrados em Angra dos Reis — Foto: Reprodução/Redes sociais

Deslizamento atinge casas e deixa moradores soterrados em Angra dos Reis — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fonte: G1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui