Uma criança de 9 anos de idade foi quem garantiu socorro ao pai, Francisco de Assis, de 56 anos, que estava passando mal nesse ultimo fim de semana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que a menina ligou para o 192 para comunicar que o seu pai precisava de ajuda. A equipe ficou comovida com o caso, que aconteceu no bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina. Logo após a ligação, uma ambulância básica foi deslocada ao local.

A telefonista do Henarcy Oliveira relatou que, durante a ligação, a criança demonstrou preocupação, mas conseguiu repassar as informações essenciais.

“Ela disse que o pai estava sentindo muita dor por conta de cólica renal e repassou o endereço completo da sua residência. Minutos depois, ligou novamente para perguntar se a ambulância já estava indo para socorrê-lo”, disse.

Henarcy Oliveira contou que, como o paciente não estava desacordado, pediu que ele mesmo descrevesse o seu quadro de saúde ao médico do 192.

“Sou telefonista do Samu há 15 anos e já atendi ligação de crianças tentando passar trote ao órgão. Então fiquei emocionada com essa menina que fez uso correto do serviço e conseguiu ajudar o seu pai. Para mim, ela é exemplo de cidadania”, relatou.

“Na minha casa, moro só eu e a minha filha, há cinco anos. Procuro ensiná-la da melhor forma possível. No sábado, tive uma crise renal, estava me contorcendo de dor e não estava em sã consciência para captar o que ela estava fazendo. Mas ela ligou para o 192, para os irmãos e ficou do meu lado até a ambulância chegar. Foi um ato muito louvável”, disse o pai da menina.

Segundo o diretor médico do Samu, José Ivaldo, os adultos devem ensinar as crianças para que servem os serviços de urgência e os telefones para acioná-los.

“Esse conhecimento pode contribuir para salvar vidas. Sugerimos ainda que a população coloque um lembrete na geladeira com os telefones dos serviços de urgência (Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia), não só o do botijão de gás”, explicou.

Para acionar o serviço do Samu, a população liga para o 192. Para acionar os Bombeiros, o número é o 193 e, para a Polícia Militar, 190.

Fonte: Por G1 PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui